Fora da caixa: A fotografia de Robert Mapplethorpe

Fora da caixa surge para trazer tudo aquilo que não está assim tão ligado ao universo musical, mas que, por alguma razão, tem espaço no Yellow

Inaugurando a coisa toda, ninguém menos que o sr. Robert Mapplethorpe e sua fotografia! Em outra ocasião, escrevi aqui sobre músicos que também são fotógrafos e o post fez sucesso. Por isso, espero que esse fora da caixa agrade também!

Quem foi Robert Mapplethorpe

robert

Robert Mapplethorpe, o sujeito do único sobrenome complicado que eu sei escrever sem precisar consultar o google. Conhecido como um controverso fotógrafo norte-americano, ele chegou até a mim por causa de seu envolvimento amoroso com Patti Smith, a rainha da coisa toda.

Só Garotos

Recentemente, compartilhei com vocês uma resenha de Só Garotos, autobiografia da Patti, em que ela conta um pouco de sua vida ao lado de Robert. Desde quando li, anos atrás, fiquei muito interessada no trabalho dele e falar sobre o livro aqui me fez querer compartilhar mais disso com vocês.

Por que controverso?

Mapplethorpe era gay. Coloquei o ponto final bem aí porque, pensem bem, sua vida ativa – pessoal e profissionalmente – se deu na década de 70 e, naquela época, ser gay já bastava como controvérsia. Robert gostava de fotografar nus e, “não bastasse isso”, ele fez um trabalho de fotografia envolvendo sadomasoquismo, assunto tabu até os dias de hoje.

Calma, tem Mapplethorpe pra todo mundo

Por mais que a sociedade esteja mais ativa na luta pela derrubada de tabus, é certo que ninguém precisa gostar de ver fotos BDSM. Ninguém precisa gostar de ver nada ;) Por isso, o meu foco e o foco desse post são as outras fotografias de Robert Mapplethorpe.

Uma de suas características era o gosto por fotos em preto e branco, que também são uma paixão minha. De todos os trabalhos publicados, apenas um póstumo saiu em cores. Como já dito, Robert fotografava nus e eu selecionei apenas aqueles que não precisaria de qualquer censura para estar aqui. Partilhamos, também, o interesse pela beleza do corpo (tanto que tenho um painel no Pinterest dedicado a isso). E, por vim, vale mencionar que o cara também fez retratos de gente famosa!

Vamos às fotos!

patti por robert
Patti Smith
body robert
body/human
famous
Iggy Pop / Debbie Harry

Selecionei apenas algumas, mas quem se interessar por conhecer mais o incrível trabalho do cara pode fazer um passeio pelo site da Robert Mapplethorpe Foundation, Tate MuseumArtsy e Guggenheim Museum.

E ai, o que acharam do trabalho do Robert?
(e sobre o Fora da caixa?)

*Todas as imagens são do maravilhoso Robert, encontradas nesse mundão sem fim da internet. Para resoluções melhores e para prestigiar o cara, vale muito a visita nos sites listados aqui no post <3

 

Anúncios

11 comentários sobre “Fora da caixa: A fotografia de Robert Mapplethorpe

  1. I spent a lot of time studying Mapplethorpe as a photography student in the early 1980’s. I really liked his work and especially his courage to tackle controversial subjects. I especially like his James Dean-look self portrait. That’s the way to do a selfie.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oh, wow! That’s soo cool, Tim! I would love to have studied Mapplethorpe’s photography. Eventhough I never took a course like that, I’m fond of photography and since the very first time I got in touch with his work (while reading Patti Smith’s Just Kids) I loved it! And you’re absolutely right, that’s a very nice selfie ;)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Compartilho do gosto por fotos preto e branco, e pela beleza do corpo humano. Acho que comecei a me interessar pelas fotos dele depois de uma descrição breve de uma delas em A Câmara Clara, do Roland Barthes, mas só fui pesquisar mais depois de conhecer a Patti Smith. Sim, ele foi um grande fotógrafo. Incrível que ainda seja tabu, mesmo depois de tantos anos. Quando penso que pessoas ficaram chocadas com “50 tons de cinza”, imagino que elas infartariam com as fotos do Mapplethorpe. Pessoas são estranhas.
    Apoio muito a iniciativa do Fora da Caixa, só pra avisar.

    E como não consigo ficar sem indicar coisas: Nan Golding tem uma temática parecida com a do Mapplethorpe, mas as fotos dela tem cor e são bem mais cruas no estilo e no cenário – eu gosto muito. Não sei se você conhece ou se já te falei sobre ela, mas tá aí de qualquer forma.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É estranho pensar nisso. Há tanta coisa anterior às obras que chocam as pessoas hoje em dia que, de certa forma, faz parecer que a sociedade é, simultaneamente, saudosista e desconectada de seu próprio passado. E isso pode fazer parecer que não evoluímos. Não sei… Eu tendo a crer que não existe, hoje, alguém como o Mapplethorpe, mas é provável que, se existisse, eu não iria saber apreciar…

      Eu não conhecia Nan. Fiz uma pesquisa rápida e notei que, apesar das cores (para mim é um apesar), ela escolhe tons pouco convencionais ou pouco condizentes com a vivacidade das tecnologias modernas. Gosto disso!

      Curtir

  3. Falou de fotografia corri pra conferir kkkk não conhecia, nunca tinha ouvido falar nele. Achei mara e já to correndo pra ver as outras fotografias dele. Adoro PB. Acho que dá um mega de um mistério, não sei. E cara, nos anos 70 ele retratar tudo isso, ganhou minha admiração.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu conheci um pouco sobre a história dele no curso de fotografia e conhecer o trabalho dele foi algo maravilhoso. A forma que ele registrava as formas do corpo humano eram inspiradoras. <3 Amei o artigo e ver ele por aqui

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adorei saber que Mapplethorpe foi tema no seu curso! Fez aqui no Brasil mesmo? PQ sei que lá fora, nos Estados Unidos, ele também é estudado, mas não tenho noção quanto a isso aqui. Ele é mesmo inspirador! Até para quem não fotografa, como eu, haha :)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s