Dia da Fotografia: Músicos que também são fotógrafos

19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia! Por isso, fui atrás de talentos não-tão-escondidos de músicas que também mandam bem com a câmera na mão! Tem uma galera com fotos bem bacanas e escolhi aqueles que mais me surpreenderam até aqui.

Vou apresentar meus três favoritos, torcendo muuuuito para que vocês – fãs de música e fotografia – consigam tirar um tempinho para passear pelos sites/perfis e conhecer mais. Garanto que vale a pena! Aqui, vocês vão perceber que eu tenho um fraco por preto e branco, mas todos eles têm fotos em cores também.

⋆ Linda McCartney: Ainda que muitos a conheçam apenas como esposa de Paul, Linda sempre teve brilho próprio. Formada em artes, ela se tornou fotógrafa profissional em meados dos anos 60, fazendo várias fotos de ícones da música. Além disso, ela integrou a Wings, banda formada pelo ex-Beatle.

Bom, além de não estar mais entre nós :( Linda começou como fotógrafa e só depois ingressou para a música. Há quem nem pense nela dessa forma, mas eu não. Acho justo que ela esteja nessa minha lista :)

jimmy linda
Jimmi Hendrix, por Linda McCartney

Marcante essa foto, não? Trouxe só uma da Linda porque o site dela não é dos mais legais pra gente navegar pelas fotos (ou eu me perdi nisso aí!). Também tem algumas fotos no perfil @lindamccartney e o site está linkado na legenda da imagem.

⋆ Bryan Adams: Cantor, compositor e fotógrafo canadense. São dele as músicas (Everything I Do) I Do It For You e Summer Of 69. Em breve, mais sobre a música dele aqui no blog!

bryan1
Linda Evangelista/2016, por Bryan Adams

Essa foi a primeira foto de Bryan que vi e já tive certeza que traria ele para esse post. Hipnotizante! Mais fotos desse ensaio no link da legenda.

bryan 2
Aline Weber/2014, por Bryan Adams

E ai eu me dei conta de que ele tinha vários ensaios, incluindo fotos dessa diva brasileira que é Aline Weber. A essa altura, confesso que pensei em faze rum post exclusivo com as fotos do Bryan! Não deixem de conferir ao menos esses ensaios completos. Reparem que existem fotos com nudez parcial com essa que ~editei~ lindamente (rs) com essas linhas-tortas-pretas.

⋆ Nikki Sixx: é baixista e principal compositor das bandas Mötley Crüe e Sixx:A.M. Apesar de não ter afinidade com a música dele, pelas fotos a gente conversa. Em seu tumblr, ele introduz o trabalho dizendo que é um viciado em recuperação e que câmeras são sua nova droga. E olha, ele é bom!

nikki
© Nikki Sixx Photography

Há duas coisas que me chamaram muito a atenção nas fotos do Nikki: uma é o fato de que, por estarem no tumblr, várias vem acompanhadas de algum comentário dele sobre a foto, às vezes incluindo também informação sobre câmera e lentes. A outra questão é que ele não se atém à modelos convencionais. Sempre bom! O link dele também está na legenda.

Linda e Nikki também fotografam objetos, paisagens. Posso ter perdido, mas não achei imagens assim nas galerias de Bryan.

E é isso. Esses são meus três músicos-fotógrafos favoritos do momento! Espero que tenham gostado e, como sempre, me contem sobre outros que chamam a atenção de vocês.

Feliz Dia Mundial da Fotografia!

banner amô

 

Anúncios

37 comentários sobre “Dia da Fotografia: Músicos que também são fotógrafos

  1. Simplesmente amei! Também tenho uma queda por fotografia em preto e branco, algumas são tão poéticas que me perco admirando. Conferi os sites e amei! Só não consegui ver as fotos da Linda. Parece-me que Nikki fotografa desconhecidos, que trabalho incrível!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bryan Adams <3 Por favor, fale dele sim no blog! Várias das minhas músicas favoritas são músicas dele hehe Só não sabia que ele era fotógrafo! Gostei das fotos feitas por ele que você postou aqui.
    Desconhecia ambos os lados de Linda McCartney e não conhecia Nikki Sixx como fotógrafo.
    Adorei o post!!
    Beijos!!

    PS: A resenha que eu publicaria na terça só saiu hoje :p

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não sabia que esses músicos eram fotógrafos nem sei de nenhum outro músico que também seja fotógrafo “sério” – já que hoje em dia é bem fácil se dizer fotógrafo.
    As fotos da Linda, gostei demais. É uma das fases da música que mais me interessa, então, pra mim, tem grande valor histórico. Enquanto as do Bryan Adams, admito, me afetaram tanto quanto a música dele – nem um pouco.
    Mas o que mais me deixou impressionado foi o Nikki Sixx. Não gosto da banda dele, acho toda a fase do rock que ele representa um grande desperdício sonoro, mas fazia tempo que não olhava fotos, lia a história debaixo de cada uma delas, e pensava sobre toda a questão da ética na fotografia. É um assunto complicado, sabe? Qual a linha que separa a exploração do ato de contar histórias de pessoas, em qualquer outra circunstância, invisíveis? Mas achei interessante demais.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Estou respondendo a esse seu comentário enquanto escuto Brayn Adams, haha!
      Sobre a fase do rock de Nikki, você diz o glam rock/metal? Fora as fotos, eu não tenho afinidade nenhuma com o Nikki, mas até acho glam rock legal. Sobre as fotos, é complicado até por a gente não saber muito das circunstâncias, das conversas entre ele e as pessoas, do quanto elas estavam cientes e de acordo com a proposta dele. Mas acho que estão, prefiro pensar assim ^^

      Curtir

      1. Sobre glam rock, gosto do que o Bowie fez nesse meio, T. Rex, New York Dolls… Não gosto de Kiss, Mötley Crüe, Poison, Skid Row, Guns ‘n’ Roses (pois é) e as centenas de bandas da década de 80 que se perderam em fábricas de maquiagem.
        Acho que também prefiro pensar que nem você, sobre as fotografias. Pelo menos essa realidade é vista por meio delas.

        Curtido por 1 pessoa

  4. Gente, curtiria mil vezes se fosse possível só pela Linda. ♥
    Me arrepia falar dela. Ela não foi só a esposa do Paul, mas o amor da vida dele (e ele sempre fez questão de deixar isso bem claro). Tanto que só acabou porque a morte os separou :(((((
    Eu conhecia o lado dela fotógrafa e na banda Wings, pra mim ela com certeza foi MUITO mais que a esposa de ‘um ex-beatle’. Sem contar que ela também era vegana e ativista, sou fã demais mesmo.

    Agora Bryan Addams e Nikki Sixx me surpreenderam. Principalmente Nikki que pra mim sempre foi apenas um retarda master do Glam Rock HAHAHHAHAHAHAHAHAH

    Amei o post. Amo fotografia. ♥
    Beijo, Lari!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nikki surpreende mesmo, né?! Não tenho nada com ele e achei que nem ia trazer as fotos pra cá, mas me surpreendeu demais.
      Sobre a Linda, eu acho muito bom que o Paul sempre tenha deixado claro o amor que sentiu. Não gosto que as pessoas sejam vistas aquém daquilo que são/foram. Fiquei feliz por saber que você é fã dela e tô ainda mais interessada por isso :)

      Curtido por 1 pessoa

    1. Essa questão é muito interessante. Eu acho bem positivo que mais pessoas se sintam capazes de fotografar por causa do insta e da facilidade dos celulares. Mas só acho isso verdadeiramente legal quando elas entendem que, não importa qual ferramenta você tem em mãos e aonde vai publicar sua foto, há técnicas para fazer isso bem e as habilidades do profissional precisam ser reconhecidas e valorizadas. Nem que seja para servir de inspiração! No mais, ainda temos muita gente boa fotografando por ai. O que chega facilmente a nós nem sempre tem o poder das fotos antigas, mas procurando a gente acha :)

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s