Outubro Rosa: Superação

Setembro foi amarelo e dourado e Outubro é Rosa. Por ser tão importante, eu não queria que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama passasse despercebida por aqui. Por isso, pesquisei por pessoas na indústria musical que tenham enfrentado e vencido a doença.

Antes, fica aqui o post da Jonara do Desapego Mental, Sobre Outubro Rosa, autoconhecimento e amor, para que todos saibam a importância do autoexame. Não deixem de ler, mesmo que você ainda se sinta muito nova para ter esse tipo de preocupação. É um erro não se prevenir e não se informar por conta disso, tá?! :)

Confira também: Playlist Outubro Rosa

Vamos lá… Encontrei mais de dez cantoras que venceram essa batalha e servem de exemplo para tantas outras mulheres no mundo todo. Selecionei apenas três para falar aqui de superação. Leiam até o final porque tem um bônus importante!

Anastacia, cantora e compositora americana enfrentou e venceu o câncer de mama duas vezes! Foi diagnosticada pela primeira vez em 2003 e, após o tratamento, iniciou a Anastacia Found, pela conscientização do câncer de mama em mulheres jovens e arrecadação de money para pesquisas. Dez anos depois, Anastacia enfrentou e superou o câncer mais uma vez. Guerreira!

Olivia Newton-John é a australiana que protagonizou Grease ao lado de John Travolta. Ela foi diagnosticada com a doença em 1992, mesmo ano em que seu pai faleceu em decorrência de um câncer :( A cantora (e atriz) decidiu fundar a Olivia Newton-John Cancer & Wellness Center e ainda sonha com o dia em que fundações como a sua não sejam mais necessárias.

Para (quase) fechar essa mini lista, Kylie Minouge. Ela enfrentou o câncer de mama em 2005 e o caso dela repercutiu bastante na mídia e a cantora conseguiu espaço para falar abertamente sobre a doença, diagnóstico e tratamento. Tudo isso gerou impacto e levou a algo que foi chamado de “efeito Kylie”: uma espécie de incentivo para que mulheres jovens façam exames preventivos regularmente.

Bônus: Apesar de ser bem menos comum, o câncer de mama também atinge os homens. Assim sendo, existe mais uma razão para que os rapazes também participem do Outubro Rosa. A outra razão, obviamente, é para que incentivem as mulheres ao seu redor a se cuidar e se envolvam nessa batalha.

E eis que Peter Criss, fundador e ex-baterista do KISS, também está nessa lista de superação. Ele foi diagnosticado em 2008 e, como muitos homens, nem sabia que poderia ser vítima dessa doença. Ele logo decidiu deixar qualquer atitude de “macho orgulhoso” de lado e se tratar. Ele ainda rodou os Estados Unidos alertando outros homens sobre a doença e falando da importância do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa incentiva o autoconhecimento e a prevenção pois, como aconteceu com Criss, o detectar a doença ainda em seu estágio inicial pode fazer toda a diferença e salvar vidas.

Abracem essa causa, amigos! Bom fim de semana :)

Anúncios

9 comentários sobre “Outubro Rosa: Superação

  1. Demais, Lari! Não sabia sobre nenhum desses casos. E apesar de já ter ouvido falar sobre o câncer de mama ser possível em homens, nunca tinha ficado sabendo de algum caso, ainda mais de alguém famoso. Adorei a lista, foi uma ótima ideia! Muito obrigada por indicar o meu post. <3 Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Desse pessoal todo eu só tinha conhecimento da Kylie Minogue. Assim como todos eles, ela foi uma guerreira e teve de passar por uns momentos tensos ao lidar com toda a exposição da mídia e a pressão do público. A história dela é tão bacana que esse “momento sombrio” inspirou o álbum X, e ao invés de focar no lado triste da história, aproveitou toda a força de vontade e superação para mostrar o lado bom da doença em como o super humano pode se reerguer muito mais forte! Parabéns pelo post :)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s