Dirigido por… Olivia Wilde

Vocês têm o costume de assistir à videoclipes?

Eu tinha esse hábito antes da morte mudança da MTV, que me afastou bastante da emissora (sim, eu sei que ainda tem esse tipo de programa lá). Por um tempo, acompanhei o TVZ do Multishow, mas não rendeu. Ainda de menor sucesso foi minha tentativa de recorrer ao youtube para assistir aos novos e velhos clipes dos meus artistas favoritos.

Ou seja, me perdi completamente nessa até que um nome me chamou a atenção: Olivia Wilde. Atriz, ex-House, atual Vinyl e diretora do mais novo clipe do Red Hot Chili Peppers.

Quando penso em diretor (e produtor) de algo relacionado à música, gostaria de ter o mesmo conhecimento que alguns fãs de filmes possuem e saber destacar os grandes nomes do meio. Então, é até um pouco contraditório que quem tenha chamado minha atenção não seja uma diretora experiente e bem sucedida, que já trabalhou com fulanos beltranos da música.

Mas, se pensarmos bem, Olivia Wilde trabalhou com Hugh Laurie (o protagonista de House é também músico, tem álbuns lançados e já até se apresentou aqui no Brasil) e está hoje na melhor série que da HBO, Vinyl que, como o nome indica, aborda o universo musical.

E, para não dizer que ela caiu de paraquedas no set dos Chili Peppers, vale citar que ela dirigiu um outro clipe antes: No Love Like Yoursda banda Edward Sharpe & The Magnetic Zeros (que eu não fazia ideia da existência até começar esse post). 

Talvez esse clipe fosse “artístico demais” – o que não é ruim – para passar na saudosa MTV. Mas vale a pena ver! A música só começa, de fato, em 2:48′. Até lá, Alex Ebert, vocalista e líder da banda, interpreta um homem desiludido… Na vida real, Ebert e Wilde são amigos e se encontraram na ideia de criar algo que falasse sobre um renascimento. E, como ela mesmo descreve, é como “tropeçar em seu próprio funeral”. Vale acrescentar a curiosidade de que tudo foi filmando apenas por câmeras de iphones 6.

No Love Like Yours faz parte de Person A, o quarto álbum de estúdio da Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, lançado em abril desse ano. Essa data aponta que a carreira de Olivia Wilde como diretora é recente e, tendo em vista que o tempo entre um trabalho e outro foi curto, quem sabe ela esteja prestes a despontar para a coisa, não?!

Para ter uma ideia melhor sobre isso, vamos ao vídeo que nos trouxe aqui, o clipe de Dark Necessities, música do recém-lançado 11° álbum do RHCPThe Getaway.

É certo que, mesmo com certa experiência já adquirida, dirigir um clipe dos Chili Peppers foi um desafio para Wilde. Trabalhar ao lado de caras bons e criativos, porém, é do tipo de coisa que facilita o trabalho dos demais…

Estabelecendo um paralelo, se No Love Like Yours é uma letra leve num clipe “pesado”, Dark Necessities é uma letra “pesada” num clipe mais leve. O segundo, certamente teria mais chances na boa e velha MTV e não só pelo prestígio da banda em questão como pelo conjunto da obra.

Para alguém que perdeu o costume de assistir a videoclipes, o de No Love Like Yours me chama mais a atenção, até por ter uma narrativa mais elaborada. Ainda assim, gostei bastante de Dark Necessities que, bem mais do que o outro, pode ser um ponto de partida para minha volta a essa parte de universo musical. Assim como pode, também, ser um marco na carreira de diretora de Olivia Wilde. O que vocês acham?

ps: Sabem de outras atores que se arriscaram por trás das câmaras nos videoclipes? Conta pra mim nos comentários ;)

*A foto que ilustra a postagem foi retirada do perfil
de Wilde, no Instagram

Anúncios

10 comentários sobre “Dirigido por… Olivia Wilde

  1. Bem, eu ainda não havia escutado nenhuma das músicas do novo trabalho do RHCP e posso dizer que adorei a música Dark Necessities (arranjo maravilhoso, a propósito) e me acabei de rir com a típica dancinha do Anthony Kieds haha

    Quanto à direção de clipes, gosto muito de:

    Floria Sigsmond: Fighter e Hurt, da Christina Aguilera; Megalomaniac, do Incubus; Try, P!nk; The Stars (Are Out Tonight), David Bowie; Mirrors, Justin Timberlake…

    Joseph Kahn: Toxic e Womanizer, Britney Spears; Cherry Lips, Garbage; Blank Space e Wildest Dreams, Taylor Swift; Love the Way You Lie, Eminem & Rihanna; Dido, White Flag; Behind These Hazel Eyes, Kelly Clarkson…

    Jake Nava: Crazy in Love e Naughty Girl, Beyonce; My Prerogative, britney Spears; BYOB, System of a Down; Heaven, Emeli Sandé; Someone Like You, Adele…

    David LaChapelle: I Want Love, Elton John; I’m Glad, Jennifer Lopez; Everytime, Britney Spears; The Voice Within, Christina Aguilera; Sorry, Madonna; Advertising Space, Robbie Williams…

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que listona!! haha, adorei.
      Eu realmente não tenho (tinha) o costume de dar atenção a isso de clipes, direção e etc. Quem sabe, num futuro não tão distante, eu consiga destacar mais coisas por aqui.
      E, no álbum dessa semana, escolhi o novo dos Chili Peppers porque estou mesmo um pouco “frenética” com eles nos últimos dias. Dark Necessities é, sem dúvida, a faixa mais catchy do álbum, mas tem mais coisa boa lá…

      Curtido por 1 pessoa

    1. Imagina só… Aqui, eu geralmente falo de gente já conhecida ou que está buscando reconhecimento. Seu blog traz personagens anônimas, né. Me faz pensar ainda mais na quantidade de gente, de coisas… que a gente tem pra conhecer nesse mundo!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Lari,
    primeiro: sou fã de Red Hot e amei esse clipe!
    Também fiquei MUITO surpresa com a direção de Olivia e com essa faceta dela..
    Agora, não consigo me lembrar de nenhum ator que também dirigiu clipes.. Acredita?!
    Busquei na memória e a unica coisa parecida que me veio foi Paulo Miklos que se arriscou em algumas direções.. Mas ele era músico, então não sei se conta RISOS
    beijos♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é… Eu até fiz uma breve pesquisa tentando achar mais alguém, mas ainda não consegui. Vou ficar mais atenta a isso de agora em diante.
      E, já que você é fã de RHCP, fica a dica de que o álbum da semana é com eles também :)
      Beijos!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s