Música que faz sentir: Liability (Lorde)

A série que começou com Dona Cilada Maria Gadu, abre espaço para outras músicas que são carregadas de sentimento.

Tem gente que não vive sem música e tem gente que só se lembra de colocar algo para tocar em uma ocasião especial, seja essa feliz ou não. Eu estou mais para o lado de quem escuta todos os dias, mas acho que, muitas vezes, é quem escuta com menos frequência que consegue dar mais atenção ao sentimento.

Ou, ainda, quem consegue tirar um tempo para  escutar música sem ter que dividir a atenção com mais nada. Foi em uma dessas situações que eu me dei conta do quanto Liability, da Lorde, é capaz de falar comigo.

liability letra

A letra não é (ao menos, é o que se espera) algo com o que a gente se identifica o tempo todo. Isso porque é carregada de melancolia e de um sentimento que só costuma aparecer ou só deveria corresponder a momentos pontuais e difíceis.

Me fez sentir porque eu reconheço em minha própria trajetória alguns momentos aos quais Liability cairia bem. Music is what feelings sound like é o título de um artigo da Psicology Today que explica que as músicas nos ajudam a expressar sentimentos que são difíceis de verbalizar. E é por isso que a letra da Lorde me bate feito um soco no estômago.

E antes que tudo isso pareça muito negativo, acho bom ressaltar que, geralmente, o que é considerado triste tem o poder de nos fazer mais felizes. Acontece com filmes, séries, vídeos, músicas… São obras que nos ajudam a colocar para fora o que nos aflige e, por isso, tendemos a nos sentir melhores depois.

Então, fica a dica do que ouvir quando precisar de uma ajudinha para intensificar as emoções até deixá-las ir e, então, superar qualquer coisa!

Gostou? Me conta aí nos comentários 🙂

Tradução feita por letras.mus

 

0 resposta

  1. Nossa, eu me identifico muito com essa música. Me lembra mt o Bowie. Eu sinto que a letra fala sobre quando nós somos pessoa mt únicas, e não nos encaixamos facilmente com outras pessoas, que não nos entendem.

    1. Achei curioso esse seu comentário sobre o Bowie. Tentarei ouvir “com outros ouvidos”…

      Sobre a letra em si, eu me identifico muito porque quase sempre fui a diferente dos grupos. Até hoje, algumas pessoas justificam que eu mereço mais do que elas podem oferecer ou que sou melhor do que elas de alguma forma (??). Ainda que possa ser uma espécie de elogio, só reflete a dificuldade que temos, em geral, em lidar com o diferente. E, querendo ou não, isso também pesa pra quem é deixado de lado, né.

    1. Eu não sei se você já disse. Em todo caso, repetir isso não faz mal 🙂 Obrigada, de coração.
      Eu até já tinha visto essa versão de Homemade, mas coloquei de novo aqui enquanto te respondia. Acho a energia desse vídeo muito bacana porque mostra a Lorde menos performática, em comparação com o que se vê nas apresentações dela. E ainda que eu goste da performance, acho bacana poder sentir mais ela na música do que na sua vivência do palco.

        1. E isso é muito bacana, né? Acho que até pra quem é mais fã de pop do que eu, poder ouvir o som mais puro assim permite conhecer melhor a capacidade e as características da voz da artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!