Ancient Mariners em: vale a pena ver banda cover?

Aqui em Hellorizonte, é comum que a programação dos pubs e bares da cidade contem com apresentações de bandas cover. Acontece também em eventos variados, como a celebração do Dia do Rock, que foi quando eu conheci a Ancient Mariners.

Isso foi em julho e, desde então, estou para escrever sobre os caras aqui. Foi nesse movimento que eu decidi falar sobre bandas cover — que praticamente não ganham espaço no blog — e compartilhar minha visão a respeito.

Porque existem bandas cover

Eu não sei vocês, mas por muito tempo da adolescência, eu achei que bandas cover eram uma realidade apenas em países como o nosso, que não são o celeiro de grandes nomes do rock e que, apesar da crescente que vivemos, nem sempre recebem shows dessa galera.

Acontece que, num geral, bandas cover surgem como um tributo à banda verdadeira, então isso é sim algo comum mundo afora. E, como haveria de ser, um tributo é bem vindo para para os músicos e para nós, os fãs.

Muitas pessoas que se iniciam no cenário musical com bandas cover acabam se descobrindo e descobrindo o universo da música, sobretudo o underground. Descobrem vocações e possibilidades e passam a conciliar ou usar o trabalho cover como trampolim para o trabalho autoral. E isso é muito bacana!

Para nós, meros ouvintes, a experiência de ouvir bandas que gostamos ao vivo é sempre prazerosa. Mas como a vida de ninguém é um eterno rock in rio, shows de bandas cover podem ajudar a preencher o vazio.

Quando vale a pena ver uma banda cover & alguém paga para ver banda cover?

Quando comecei a pensar neste post, pedi a opinião dos leitores do blog sobre bandas cover, por meio da página no Facebook.

Com base no instituto de pesquisa data Yellow, não vale a pena pagar  para ver alguma dessas bandas. Além disso, a decisão de ir a um pub em que elas toquem pode pesar mais pela companhia e preços praticados normalmente no local.

Falando por mim, eu já deixei de ir ou animei a ir em alguma dessas casas de rock em BH por causa da banda. Em outras palavras, o cover teve sim influência na minha decisão e sei que isso já aconteceu com amigos que animaram ou não me acompanhar em função da música.

E então, quando vale a pena?

Se uma banda cover nasce da ideia de um tributo, ela tem que, de fato, reunir condições para fazer um tributo. É por isso (dentre outros motivos) que nem toda banda cover que nasceu nos anos de colégio sobreviveu a qualquer prova no mundo exterior.

fidelidade com relação à banda original é um fator que faz toda a diferença, tanto para o tributo ser bem feito, quanto para garantir a satisfação dos reles mortais que não conseguem pagar para ver seus ídolos reais tantas vezes quanto gostariam.

E é aí que chegamos à banda da vez!

Porque eu quis escrever sobre a Ancient Mariners

Fui ao evento do Dia do Rock dos Camisa Preta para ver Seu Madruga (a.k.a a melhor banda cover de AC/DC da região) e curtir o que mais estivesse por lá. Os caras se apresentaram ainda no meio da tarde — até porque são um baita chama público — e o evento seguiria até às 23h de domingo.

Ancient Mariners foi a última banda a se apresentar e, vendo que algumas pessoas já estavam indo embora por causa do horário, eu já não sabia o que esperar, mas decidida a ficar.

ancient

Os caras fazem cover de Iron Maiden. Apesar de ser um dos motivos mais comuns para bandas cover Brasil afora e da puta responsabilidade que um tributo desses tem (não que os demais não tenham, mas estou falando como fã), os caras se saíram muito bem.

Ver Ancient Mariners foi o ponto alto do meu dia ali. O público reduzido fez com que o ambiente se tornasse ainda mais favorável para que quem realmente curte o som do Iron se sentisse num universo ainda mais próximo ao da banda.

Ao meu redor, eu quase não via pessoas que pareciam estar apenas seguindo o fluxo. Vi era muita gente cantando e eu que, além de cantar junto, parava alguns instantes só para admirar a energia dos caras no palco.

Scream for me Ancient Mariners

Criada em 2013, a banda se preocupa bastante em fazer um cover fiel do Iron Maiden. Para isso, conta com o mesmo número de integrantes, cada um fazendo as vezes de seus ídolos.

Por isso, temos ali Eduardo “Dickinson”, Ademir “Murray”, Walisson “Smith”, Paulo Henrique “Gers”, Carlos “Harris” e Diego “Mcbrain”. Eles investem em vestuários e instrumentos iguais e a banda ainda conta com cenário e um Eddie próprio.

eddie

E mais do que isso, a energia dos caras foi contagiante (e muito disso, para mim, foi Eduardo pulando e sorrindo sem parar no palco).

Eu fui a um único show do Iron até hoje e, no ano passado, eu estive (eu e mais uma galera) com o Bruce Dickinson na Campus Party. Isso era o bastante para que não estar esperando muito ou quase nada do show da Ancient Mariners, mas me surpreendi.

Porque vale a pena ver a Ancient Mariners

Se você é leitor assíduo do Yellow, eu poderia apenas dizer que nunca antes na história desse blog falamos de uma banda cover aqui e, sinceramente, não é o plano seguir adiante com isso.

Vale a pena porque os caras realmente são comprometidos com a questão da fidelidade e soam muito bem dessa forma. Desde o vocal até uso de samplers de teclado e vinhetas para se aproximar ainda mais do original.

O set list é variado e agrada os fãs raiz e aqueles que curtem, mas estão bem em não saberem tooodas as músicas. A minha favorita do show até hoje (mesmo) não sai da minha cabeça e da minha playlist diária: The Evil That Men Do.

Então, se você é de BH ou está por aqui ou em algum outro lugar que Ancient Mariners for tocar, vá. E se você se arrepender volta aqui e me conta o porquê 😉 E para saber mais e acompanhar a agenda dos caras, é só passar no Facebook deles.

0 resposta

  1. Eu também já deixei de ir num barzinho por causa da banda-cover ~ mas o contrário também já aconteceu: de eu ter ido porque a banda era muito boa. Bacana demais quando a banda cover faz um trabalho profissional e dedicado, vale muito a pena conferir quando é esse o caso!

    1. Acho que teve um dia com eles e o Seu Madruga na programação e eu pensei “O Circuito não tá pra brincadeira mesmo!” haha 🙂 Eu super recomendo que você vá porque realmente chamou a minha atenção. Espero que vc goste também!

      beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!