As musas do meu bloco

É carnaval e tem bloco pra cá, escola de samba pra lá… E sempre arrumam uma musa em meio a tudo isso. Se ainda há algum lugar que elege musas só pela beleza (tsc) aqui, a realidade é outra. Já faz um tempo que eu queria reunir num post algumas de minhas musas inspiradoras e estou aproveitando a deixa…

PATTI SMITH – Além de musa, a poetisa do punk poderia, por exemplo, ser a responsável por fazer o samba-enredo.

patti

Se não me engano, meu primeiro contato real – no sentido de ter captado minha atenção – com Patti foi a partir da leitura de Só Garotos, livro em que ela conta um pouco de sua vida ao lado de Robert Mapplethorpe.

Obviamente, Patti não é  a mulher de alguém. Patricia Lee Smith, nascida em 30 de dezembro de 1946, é uma das mulheres mais importantes e influentes da história do rock n’ roll. Ela levou o feminino e o intelectual para o movimento punk e será eternamente lembrada pela masterpiece Horses, seu álbum de estréia, lançado em 1975.

Depois disso – e muita coisa rolou – há dois destaques a fazer aqui: o álbum Banga, lançado em 2015 e a participação de Patti representando Bob Dylan, na entrega do prêmio Nobel.

JOAN JETT – rainha do rock seria responsável por puxar a galera, agitar todo mundo com a força que só ela tem!

joan-jett

Não sei quando conheci Joan. Sei que, simplesmente, me encanta o fato de ela ter formado uma banda punk só de garotas, completamente fora da caixinha. Há mais sobre isso e direi em breve, noutro post… Por ora, resta dizer que Joan Marie Larkin nasceu em 22 de setembro de 1958 e sempre se sentiu instigada a fazer o que garotos faziam e romper com paradigmas. Aqui, um pouco mais sobre nossa badass woman que foi o cérebro da The Runaways e nunca mais deixou de ser foda incrível!

KIM GORDON – Como haveria de ser, a garota da banda cuidaria da banda!

kim

A Garota da Banda é o título de sua autobiografia mega recomendada – vai ter post? Vai ter post! Kim Althea Gordon é de 28 de abril de 1953. É co-fundadora da banda de rock alternativo Sonic Youth. Quando escrevi sobre a banda no PontoJao, disse que poderia deixar o assunto álbum Daydream Nation de lado e fazer um post inteiro sobre a Kim, fosse outra a minha proposta por lá. Ainda não fiz esse post especial, mas farei [e, a essa altura, já transformei isso aqui num festival de promessas, né!].

MADONNA – Rainha de toda e qualquer musa pop, Madonna cuidaria da coreografia do bloco.

madonna

Essa dispensa apresentações, né? Madonna Louise Ciccone nasceu em 16 de agosto de 1958. Uma artista multifacetada e multitalentosa que, desde sempre, assumiu para si a responsabilidade de revolucionar. E o fez de várias formas, chocando indicando novos caminhos para a sociedade e transformando a si mesma com maestria, sempre que considerou necessário. Aqui, um perfil feito pela Nay Berger, lá no PontoJão. Vale a pena ler :)

MILEY CYRUS – Ela pode ter despontado para o mundo (mundo, não disney) como a rainha das polêmicas, mas é muuuito melhor do que isso! No bloco, Miley seria responsável pelas fantasias.

miley

Quando escrevi De Madonna à Miley – um dos meus posts favoritos do Yellow – achei que ia levar pedrada. Felizmente, não aconteceu. Nascida em 23 de novembro de 1992, Miley Cyrus já foi apontada por outras pessoas (e não apenas eu) como uma espécie de Madonna – guardadas as devidas proporções. Vejo semelhanças na defesa da liberdade, própria e dos outros, na ousadia, na posição totalmente fora do lugar comum. Sem contar o estilo doido e colorido da menina Cyrus que encaixa perfeitamente nesse bloco!

Anúncios

29 comentários sobre “As musas do meu bloco

    1. Confesso que não sei como é o preconceito com Madonna hoje. Cresci assistindo a apresentações dela com meus pais, na TV e sei que a turma da época deles tinha um pouco de dificuldade de lidar com a “falta de pudor”. Mas, até onde sei, não a consideravam apenas um corpo ou uma loira burra… Só tinham dificuldade de lidar com a ousadia, como muitos tem ainda nos dias de hoje, seja da própria Madonna, da Miley e de outras né. De qualquer forma, o que gosto na ousadia dessas duas que mencionei é que não é sem razão… dai a revolução ^^

      Curtido por 1 pessoa

      1. Lately I’ve been listening to newer, harder rock, and foreign groups that do a mix of rock and metal with folk music. I go through music moods. There are a lot of women groups and lead singers I like. Pretty Reckless, The Silver Shine (bass player sings of key), Atom Harmonik, Acid Drinkers, Guisi Ferreri, Delta Rae, and male groups like Shinedown and Volbeat. I like Sia’s recent trend of song to movie clips, also.

        Curtido por 1 pessoa

          1. Kaleo from Iceland is good, not too hard rock. I like Hellcats hard rocking women. Percival Schuttenbach have an interesting folk death metal sound (super heavy often hard to take metal). If you like violin and dance, Lindsey Striling has some wonderful videos. Samblant is interesting with their tall, exotic looking lead singer (heavy metal).

            Curtido por 1 pessoa

  1. Nossa, eu ia ficar tão feliz de ver Kim Gordon, Patti Smith e Joan Jett, num mesmo lugar, ao mesmo tempo.
    São tantas musas por aí. Vi sua lista e tentei fazer a minha (eliminando as que você citou, pra não ficar repetitivo) de 5 musas da música pra formar um “bloco” (ou gangue). É difícil escolher só cinco… Acho que, hoje, escolheria: Lydia Lunch, Joni Mitchell, Grace Slick, Yasmine Hamdan e, pra botar a nova geração no meio, Tess Parks (se não conhece, conheça agora: https://www.youtube.com/watch?v=cJj9uBv0qbI). Seria uma baderna, mas é disso que a gente gosta.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Quero muuuito ouvir mais Patti e ler os livros dela, sinto que deve ser uma mulher bem incrível mesmo!
    Sobre a Miley, não sou fã da música dela, mas concordo totalmente com você. Tem até uma música que amo muito, Miley, da banda SWMRS, do filho do Billie, do Green Day. Não é nada muito maravilhoso, mas é muito divertida e é um tipo de tributo à Miley! O refrão é ótimo “Você traz descolorante, eu trago o cloro, vamos tingir o cabelo de uma cor que ninguém nunca viu” hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. HAHA, jamais soube desse tributo! Ou da banda do filho do Billie, na verdade. Vou procurar :)
      E sobre Patti, vale a pena. Ela lançou livro novo recentemente e eu ainda nem coloquei minhas mãos nele. Só Garotos ainda é um dos preferidos da minha estante.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Então… Não sou de escutar as duas primeiras e gosto muito de muitas músicas das outras duas, embora as atitudes delas como pessoas me dê vergonha alheia na maioria da vezes. De todo jeito, gostei bastante da ideia do post. Meu bloco de Carnaval foi feito de música country (sobretudo o novo CD do Little Big Town, que foi lançado no meu aniversário) e desenhos japoneses, mais especificamente Sailor Moon Crystal e Digimon Adventure Tri, as novidades mais nostálgicas entre os animes hahaha

    Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nunca fui de animes… Mas acho super legal essa nostalgia! Quanto à música, eu continuo não tendo o costume de ouvir country, mas sempre lembro de você, sobretudo com artistas mais jovens (no sentido de não serem os tiozões do country haha)

      Curtido por 1 pessoa

  4. Você pegou o tema mais clichê do momento, juntou um pouco de música, mulheres fodas (desculpa pelo pleonasmo), fez uma mágica, e simplesmente escreveu um post extraordinário, extremamente criativo e divertido! Não consigo expressar aqui o quanto eu AMEI! <3 Sério!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Primeiro, muito criativo seu post! Maravilhoso!
    Não conheço muito bem nenhuma das cantoras, porém Madonna é realmente uma diva! E acho muito digno ela continuar tantos anos fazendo música boa, daquela que agrada gerações! Acho que até meu filho de 5 anos adoraria ouvir as músicas dela, absolutamente incríveis!
    Ah, como não te segui antes nesse mundo??!! haha Gosto muito de música, embora seja meio “empacada” com os cantores/estilos que mais gosto, porém acho que adorarei ouvir tudo o que você indicar por aqui! :)
    Xêro

    Curtir

  6. AMEI o post! Mesmo não conhecendo as três primeiras! Amo tua escrita, e teu gosto musical é bem diferente do meu, mas adoraria conhecer mais bandas/artistas maravilhosos. Bem que tu poderia fazer uma playlist com tuas músicas/bandas favoritas, né? Se já fez, perdoa minha mancada e não desiste de mim, e manda o link do post! 😬

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s