Álbuns da semana: Especial “halloween”

Sim, eu sei. O Halloween já passou, mas a festa ainda não precisa acabar, certo? O álbum da semana da vez vai ser um pouquinho diferente para que eu possa compartilhar com vocês meu especial de quatro álbuns escolhidos para o mês do terror no PontoJão.

Para quem ainda não sabe, o PontoJão é um dos sites mais legais da internet – a modéstia é o forte, inclusive – e eu não apenas tenho uma coluna sobre música (a Yellow Sounds) como estou começando a expandir meu território por lá.

 Leia também: Referência: Edgar Allan Poe e a música

Comumente, o terror é um tema do qual eu fujo por motivos claros de: medo. Por isso, minha ideia era encontrar álbuns que fizessem apenas uma referência, fosse pelo título ou nome da banda, por exemplo. Acabei encontrando coisas bem mais legais…!

Get Behind Me Satan (2005)

get behind me satan

O quinto álbum de estúdio dos White Stripes foi escolhido inicialmente por apresentar um “convite” para o diabo. Fruto de experimentações e dividindo opiniões até hoje, Satan é um marco da mudança de estilo do duo americano. Foi, para mim, porta de entrada para a música de Jack White e isso nos rendeu um post todo especial aqui no Yellow. Para mim, o cara só melhora com o tempo e arrisco dizer que essa evolução começou justamente com Satan.

Murder Ballads (1996)

Nick Cave and the Bad Seeds

Para quem entende inglês, o título do álbum resume bem: trata-se de baladas sobre assassinatos. Inclusive, esse é um subgênero das baladas que traz letras transformadas em narrativas, podendo incluir até o desdobramento dos crimes. Parece bizarro – e talvez o seja -, mas Murder Ballads me foi uma surpresa bastante positiva, vinda de Nick Cave e seus Bad Seeds. Um spoiler? Na última música, não há mortes. Um final feliz? Ouça e decida.

The Scream (1978)

The Scream

O uivo… da bruxaThe Scream foi o primeiro álbum de Siouxsie and the Banshees, antes da banda iniciar sua fase gótica e ainda com um pé no movimento punk. Talvez, razões pelas quais eu tenha gostado tanto. É uma boa pedida para quem se interessa por álbuns que transformaram o rumo da música ou do rock. The Scream chegou chegando, foi comparado ao Velvet Undeground e colocado lado a lado com Diamond Dogs, de ninguém menos que David Bowie.

Bat Out Of Hell

Meat Loaf

Eu não poderia ter encontrado álbum melhor para fechar a série. Bat Out Of Hell é uma aposta de Jim Steinman Meat Loaf que, àquela altura, já tinha se tornado conhecido pelo papel de Eddie em The Rocky Horror Picture Show. Aqui vale um adendo: TRHPS ganhou um especial da FOX, lançado esse ano e como destaque Laverne Cox do elenco. Lá no PontoJão, estávamos tão animados com tudo isso que gravamos um pontocast especial para comentar o fato. Por isso, Bat Out Of Hell se tornou uma escolha ainda mais especial… Para quem não é fã de Rocky ou de Meat Loaf, ainda vale ouvir. Trata-se do álbum mais vendido da história. E, apesar de ser rock, tem expressivas influências da música teatral, o que faz com que seja interessante para diferentes públicos.

#Dica: para saber mais sobre cada álbum, basta clicar na imagem das capas. Divirtam-se!

Anúncios

6 comentários sobre “Álbuns da semana: Especial “halloween”

  1. EU AMO A FORMA COMO JIM STEINMANN FAZ MÚSICA!! <3 Esse rock teatral, épico, melódico, maravilhoso!! Making Love out of Nothing at All, Total Eclipse of the Heart, I'd do Anything for You, It's All Coming Back to Me Now – todas grandiosíssimas, viscerais e com melodias que se desdobram e florescem e recrudescem e ressurgem – as três primeiras, em especial, completando-se em termos de significado, com MLOONAA e TEOTH tendo inclusive relevantes semelhanças melódicas em alguns trechos <3 AMO MUITO Não conheço, contudo, o trabalho que você citou.

    É nesse álbum do Nick Cave que está a parceria dele com Kylie Minogue, "Where the Wild Roses Grow"? Música sinistra, pois narra um estupro seguido de homicídio à beira de um rio em um vilarejo, mas excelente. White Stripes sempre me deu medo haha Acho que é bem apropriada a playlist hehe

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Te dizer que essa foi a primeira vez que tive contato com Tim, ao menos que eu saiba. Seu comentário me deixou interessada em conhecer melhor o trabalho dele. Quem sabe descubro mais coisas que me agredem!

      O álbum do Nick é exatamente esse dessa música! Eu achei bem legal :)

      Curtido por 1 pessoa

        1. Fico curiosa em saber como pessoas começam projetos assim. Será que traçam planos elaborados de como conectar uma obra à outra ao longo da vida ou acontece por acaso e decidem levar adiante, sem pressões? haha
          Divagando sobre isso porque realmente acho curioso… É bem legal!

          Curtido por 1 pessoa

  2. Siouxsie & The Banshees, Nick Cave, é por isso que eu gosto do seu blog, você sempre traz essas bandas que não são tão faladas por aí, mas deveriam ser. Ouvindo outra vez o The Scream porque é um álbum muito foda.
    White Stripes, quase não conheço. Sempre tive um certo preconceito. E o que eu ouvi, não chamou muito minha atenção. Mas esse disco – belo título, por sinal – eu nunca ouvi, vou dar uma olhada.
    O do Meat Loaf é clássico, mas nunca ouvi também. Vou corrigir esse erro. Cheguei no ponto que confio no seu julgamento. Na verdade, esse é um que só “nunca tive tempo” de ouvir. Sempre dei preferência a outros no lugar dele.
    Vou dar uma olhada no seu artigo no Ponto Jão também – tenho que começar a te visitar mais nesse outro site. Estou lendo, aos poucos, o Histórias Extraordinárias. É muito bom. Vou ver o que você diz lá.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É sempre uma satisfação grande quando algum leitor diz que confia no meu julgamento. Não é fácil isso!
      Acho que ter um blog pequeno e tão meu é o que me permite falar desses artistas. De um modo geral, chamam beeem menos atenção do público, mas são os que me trazem mais alegria por sair do lugar comum!

      Sobre White Stripes, eu demorei muito a ter qualquer interesse. Mais do que da banda, gosto do trabalho solo do Jack e, como disse, acho que foi em Satan que ele começou a desenvolver seu estilo.

      Te espero no PontoJão :)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s