Acústicas com Jack White

montagem jack 1Nem sei dizer há quanto tempo esse post estava nos rascunhos. Pouco depois de Jack White anunciar que pararia de fazer shows “por longo período de tempo”, há mais de um ano, comecei a procurar versões acústicas de músicas dele para ouvir/conhecer.

Eu não sei vocês, mas um leitor atento do Yellow já deve ter reparado que tenho certa predileção por versões acústicas ou live. E, para a minha nossa alegria, o sr. Excêntrico decidiu lançar o Jack White Acoustic Recordings 1998-2016,  em setembro último, e facilitou todo o meu trabalho 😉

São dezoito anos de carreira resumidos em 26 faixas em menos de 1h30, indo de White Stripes – incluindo a inédita City Lights – ao The Racounters e material solo.

Jack leu tanto os meus pensamentos aqui que fez um site com informações sobre cada uma das músicas. Interessante!

Minha ideia era destacar minhas favoritas à  medida que fosse ouvindo o álbum – forma mais interessante que encontrei para fazer isso até hoje, porque é a mais espontânea, por assim dizer. Vendo o tamanho da minha listinha, começo a me questionar se todo álbum tem o poder de ficar mais interessante faixa após faixa.

Quando se pensa num álbum inteiro de inéditas, é possível entender que as faixas iniciais, sobretudo a de abertura, sejam atraentes. Ninguém pode desistir tão rápido, né? Depois, as coisas se mesclam. Quando ouvi Get Behind Me Satan, para o PontoJao, senti que a sequencia final aparece como um prêmio para quem escutou o álbum completo.

A situação com coletâneas é diferente, sobretudo quando está estruturada em ordem cronológica, como é o caso aqui. Não teria como programar que o álbum ficasse cada vez melhor. Teria?

A conclusão que chego é que, como vinho e como deveria ser para qualquer pessoa que se dedica a algo, Jack só evoluiu ao longo dos anos!

Vamos às minhas favoritas:

Apple Blossom – The White Stripes, The Stijil (2000)
★ I’m Bound To Pack You Up – The White Stripes, The Stijil (2000)
★ You’ve Got Her In Your Pocket – The White Stripes, Elephant (2003)
Never Far Away – Jack White para o filme Cold Mountain (2003)
★ Forever For Her (Is Over For Me) – The White Stripes, Get Behind Me Satan (2005)
Effect and Cause – The White Stripes – Icky Thump (2007)
Love Is The Truth  – Jack White para comercial da Coca-Cola (2006)
★ Carolina Drama – The Raconteurs, Consolers for the Lonely (2008)
Love Interruption – Jack White, Blunderbuss (2012)
★ On and On – Jack White, Blunderbuss (2012)
★ Hip (Eponyous) Poor Boy – Jack White, Blunderbuss (2012)
★ Just One Drink – Jack White, Lazaretto (2014)
★ Entitlement – Jack White, Lazaretto (2014)

Repararam que o post está cheio de links, né?! Divirtam-se e não deixem de me contar o que acham de Jack White!

13 respostas

    1. Vale a pena, Henri. Quem sabe te impulsiona a conferir os álbuns solo. Com base nas versões acústicas, o Blunderbuss parece mais legal que o tão falado Lazaretto. Confesso que preciso ouvi-los com calma, na versão de estúdio, pra ver se essa impressão se confirma!

    1. Não consigo lembrar o porque de eu não ter dado atenção a ele na época em que ele era o centro das atenções. De qualquer forma, acho que só com a visão que tenho agora consegui ver o quanto as músicas dele são legais!

        1. A sensação que tenho é que ele evoluiu muito musicalmente. Não sei se Meg representava algum tipo de atraso. Conheço muito pouco desse aspecto para dizer. Mas li uma entrevista em que ele relatava a forma “blasé” que ela lidava com as coisas da banda/dupla e, sei lá… Vai ver, ser solo fez muito bem a ele.

    1. Jack é um dos caras “diferentões” da música, Nat. Se der pra você ouvir o álbum todo, me conta se também sentiu que ele só evoluiu com o tempo. Se não, me conta o que achou assim mesmo, haha!
      Beijooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!