De Stranger Things para o Yelow

Vocês já sabem – alguns estão até cansados de saber – que Stranger Things é a mais recente sensação da Netflix. Sem muito esforço, a gente ainda encontra comentários, memes, gifs, curiosidades e, informações musicais…

Como o fato de Steve (Joe Keery) ser membro de uma banda de psych chamada Post Animal e S U R V I V E ser a banda por trás da trilha sonora da série.

E é justamente por causa dessa trilha que estamos aqui. Assim que o Spotify disponibilizou a playlist para Stranger Things e eu fui conferir e uma música da Jefferson Airplane me chamou a atenção.

Até então, eu não conhecia nada da banda e, ainda que siga sabendo pouco a respeito, já tenho outras músicas para indicar para vocês.

Antes, vale dizer que a a Jefferson Airplane, formanda em 1965, foi uma das percursoras do rock psicodélico. No ano seguinte, lançaram seu primeiro álbum – o que faz esse nome estranho ganhar sentido: Jefferson Airplane Takes Off, com destaque para Bringing Me Down:


(Não achei um vídeo em boa qualidade)

As músicas presentes na playlist da série estão no segundo álbum da banda, Surrealistic Pillow (1967). Para muitos, o melhor da Jefferson Airplane. A já citada White Rabbit me chamou atenção principalmente pelos vocais de Grace Slick. Assim sendo, quando coloquei o álbum para tocar, fiquei na expectativa por outras faixas assumidas por ela (o vocal principal é de Marty Balin, fundador da banda). E não deu outra! Logo na sequência de She Has Funny Cars, está Somebody To Love:

Essa versão, ao vivo, é de 1969 – alguns anos após o lançamento do álbum -, mas eu quis trazer por ser uma apresentação em Woodstock!

Apesar de, como um todo, Surrealistic Pillow não ser um álbum cheio de músicas que me agradem, gostei de outras descobertas como 3/5 Miles in 10 secondsEmbryonic JourneyCome Back Baby.

Disso, saltamos para o quinto álbum de estúdio, Volunteers (1969), o último com a formação clássica da banda. Esse sim, tem uma sonoridade que me agradou mais. É esse que eu indico vocês a ouvirem completo, destacando aqui algumas faixas como We Can Be TogetherGood ShepardThe FarmEskimo Blue Days e a homônima, Volunteers:

Daqui em diante, a banda já não tem sua formação clássica. Sofreu várias mudanças, inclusive de nome, para diferenciar os períodos. Hoje, vamos parar por aqui, agradecendo à Stranger Things por essa descoberta musical :)

Gostou? Aqui tem: De Orange Is The New Black para o Yellow.

Anúncios

26 comentários sobre “De Stranger Things para o Yelow

  1. Excelente texto, Lari (como sempre)! :) Conheci a banda pelo filme “Platoon”, fui pesquisar depois e me encantei pelo som deles. Ah! Quando puder, veja o rockumentary “Woodstock: 3 Dias de Paz, Amor e Música”. É bem longo, então dá para ir assistindo aos poucos. Eu ia me conter, para não gerar expectativas, mas não deu… É ma-ra-vi-lho-so! Haha Acho que você vai curtir muito.
    Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

    1. A série se passa nos anos 80, então as músicas correspondem a esse período. Muitos de nós, jovens hehe, temos mais contato com a música dos anos 90 pra cá… Mas tem muita coisa bacana antes disso e vale a pena ir conhecendo. Olha ai a série nos ajudando ^^

      Curtir

  2. Stranger Things é puro amor, eu não estava conseguindo lidar com tantas referências, a cada uma era uma arfada!! A trilha sonora da série é ótima, e intensifica ainda mais a vibe anos 80 que eles pretendem (e conseguem com maestria) passar. Eu nunca tinha escutado nada da Jefferson Airplane, mas juro que enquanto lia o post ouvi Bringing me down duas vezes e já acho que vou ouvir outra vez ahuhaeuhe Arrasou no post, Lari! Beijosss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fantástico, Rafa! A série tem tanta referência que acho que vale assistir de novo para tentar pegar todas, né?! Matérias sobre isso não faltam pra gente saber o que “procurar”. No que diz respeito à música, The Clash foi o que me chamou a atenção de cara. Mas acho que são sons como Jefferson (menos ouvido hoje em dia) que colaboram mais para essa atmosfera oitentista.

      Curtir

  3. Nossa a trilha sonora de Stranger THings é INCRIVEL demais! E eu não sabia que o spotify tinha liberado a playlist e tals. Fiquei feliz em saber disso! Eu fiquei completamente viciada em algumas musicas da série. Principalmente aquela que eles cantam toda a hora o irmão para o irmão mais novo. AHHAHA sou ótima com nomes T_T
    Adorei…E não conhecia o Jefferson, adorei saber um pouco mais Lari!

    Curtido por 1 pessoa

    1. HAHA, estamos aqui. Achou direitinho o link para a playlist então, né :) Às vezes passa despercebido que eu link as coisas aqui ^^
      Aos poucos, as trilhas sonoras estão fazendo mais parte da minha vida. Quem sabe, outros posts venham!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s