Na wishlist: 5 livros 'musicais'

Esta é a segunda wishlist da história do Yellow. A ideia surgiu porque não demora pro meu aniversário há alguns livros musicais que eu gostaria de ler, até para poder resenhar ou indicar para vocês aqui. A lista abre espaço para começarmos a falar sobre. Vamos lá? 😉

livros

– A Garota da Banda, Kim Gordon (Sonic Youth)

Não sei dizer quando Kim Gordon despertou a minha atenção. Tem o bastante – ou intensidade o bastante – para que eu tenha dedicado todo um post a ela, lá no PontoJao. Sobre o livro, vou deixar esse vídeo falar por mim. Não tenham medo de apertar o play. Obviamente, é um promocional da livraria ai, mas é curtinho e com uma indicação verdadeira 🙂

– Bowie, Wendy Leigh

Acho que não saberia escolher qual, dos inúmeros livros sobre David Bowie, eu gostaria de ter primeiro em minha estante. Me surpreende, na verdade, o fato de eu não ter nenhum – que tipo de fã eu sou? Kurt e Amy já estão aqui. Em todo caso, o novo me chamou a atenção pela estética, pelo timming e por ter feito uma amiga se lembrar de mim <3

Não foi o primeiro livro de Leigh sobre Bowie e foi promovido como “o registro mais íntimo e revelador de um dos maiores ícones de história recente”. Não sei até que ponto é possível acreditar nisso. Até onde sei, Bowie não gostava da ideia de pessoas escrevendo sobre ele, nunca houve uma biografia autorizada e, obviamente, não haverá uma oficial.

Ainda assim, Wendy – que também deixou esse mundo há pouco – disse que buscou escrever algo que ninguém havia escrito até então, dada a variedade de títulos sobre o Camaleão. Pode, então, ser uma boa pedida.

Bonus: Outro livro que gostaria de ter é Strange Fascination (versão atualizada em 2012), de David Buckley. Nas minhas pesquisas, não achei versão em português (?).

Dica de leitura: The one Bowie book you need to read (and two you don’t)

Bruce Dickinson, Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do heavy metal, Joe Shooman

Sei duas coisas a respeito desse livro: a primeira é que tem um título imenso, praqueisso? e a segunda é que, por não ter sequer uma única entrevista com Bruce, foi avaliado como uma biografia que não passa de uma grande reportagem. Isso, realmente, não soa animador. O fato é que, há tempos, eu desejo por uma leitura que me fale mais sobre o fantástico Bruce Dickinson. Ainda sonho com o dia em que ele próprio publicará um livro a respeito…

– BRock o Rock Brasileiro dos anos 80, Arthur Dapieve

Para ser sincera, não conhecia esse livro até começar a escrever esse post! Estava entre alguns dos relacionados e, como faz pouco tempo que li sobre BRock, o título me chamou a atenção. O livro conta a história da década mais divertida da música brasileira e os anos 80 foram, sem dúvida, essenciais para a popularização do rock nacional.

Como vocês sabem, o nacional está gradativamente ganhando mais espaço na minha vida e, por isso, considero essa uma leitura essencial e que pode ser mais um impulso nessa jornada.

– Women Singer-Songwriters in Rock: A Populist Rebellion In The 1990s, Ronald D Lankford

Provavelmente, dentre os listados, o livro mais difícil de ser encontrado por mim em versão física. Vi em e-book, mas não tenho e-reader e acabo fazendo essas leituras apenas pelo notebook – o que não é lá muito legal.

Já faz um tempo que me interesso pela presença feminina na música – sobretudo no rock – e isso veio pelo simples fato de, pasmem, eu ser uma menina e já ter sonhado em ser a garota da banda. O livro de Lankford traz uma série de informações sobre a atuação de várias mulheres – Alanis, PJ, Sheryl Crow, Courtney Love, Tori Amos… – e sua contribuição social e estética para a presença do feminino na música americana dos anos 90.

E ai, se interessaram por algum? Já leram algum? E, mais importante, já escolheram qual querem me dar de presente? Brincadeira, haha 🙂 

26 respostas

  1. Entendi minha referência aí! <3
    Eu me interessei bastante pelo primeiro e pelo último, depois vou pesquisar sobre eles.
    Você não tem aplicativos de e-reader no celular? Eu tenho o kindle, acho prático!
    Se pudesse te dar algum dos livros, nem preciso falar qual eu daria, né? akshdaksjh

    1. Eu ia até te linkar, mas achei desnecessário. Sabia que você ia entender!
      Eu uso o reader do kindle no notebook, olha só. Um kindle real seria muito mais prático, né?! Penso nisso, às vezes, mas ainda sou muito do papel 🙁 Espero conseguir conciliar as coisas em breve.

  2. hahahah seu niver tá chegando o meu tb *-*
    Tb preparei wishlist pq vai que… né? hahahaha
    Mas a minha tá beeem mais mulherzinha xP
    P.s:Toda vez que venho aqui fico impressionada com sua forma impecável de escrever! *-*
    P.s.2: Desculpa meus comentários fora de contexto de sempre é que tenho esse costume de mudar de assunto!

    1. Eu adoro comentários fora de contexto, Isa. Rendem conversa 🙂 E obrigada pela “forma impecável de escrever”, eu realmente me esforço, haha!
      Passarei para ver sua wishlist e, desde já, estou na torcida para que você ganhe algo que deseja!

  3. Não sou muito de ler biografias, mas ainda quero ler a da Kim Gordon, parece ser uma história interessante. E também quero um livro sobre David Bowie, vou procurar esse aí.
    Gostei muito do Só Garotos, da Patti Smith. Fiquei surpreso por ela não ter aqueles saltos de poesia na escrita, a prosa dela é bastante sóbria nesse livro, mesmo assim um bom livro.
    Dois que tenho e parecem ser interessantes são The Mayor of MacDougal Street, sobre o Dave van Ronk – esse livro serviu de base praquele filme de que te falei, Inside Llewyn Davis -, e o outro é I’ve been down so long that it looks like up to me – e se parece um verso de uma música do Doors, é porque Jim Morrison gostava muito desse livro -, do Richard Fariña. Esse último não é sobre música, mas é um romance bastante surreal feito por um músico, da era folk, que fazia dupla com a Mimi Fariña (esposa dele e irmã da Joan Baez). Estou lendo aos poucos, bem complicado, mas hilário, e tem aquela linguagem explosiva típica da literatura beat.

    1. Só Garotos é um livro ótimo! Um dos favoritos da minha estante. Um tempo atrás, rolou uma história de que iria virar série… Não sei como isso se desenrolou.
      A essa altura, me dei conta de que sigo em falta contigo, né?! Fico deixando para depois olhar suas referências com calma e acabo esquecendo 🙁
      Um livro que acho complicado e estou lendo aos poucos é Vida, do Keith Richards. Mas é complicado porque a cabeça do cara já não é lá muito boa mesmo haha. A narrativa é um pouco confusa e morosa :p Mas vai… É só a gente ter paciência com livros “difíceis” (bons ou ruins), que a leitura sai.

      1. Em sua “defesa”, eu surjo com muitas referências e sugestões. Precisando de uma indicação um dia, é só pedir.
        Essa biografia do Keith Richards, só o fato de ela existir já é surpreendente. Um dia quem sabe eu leia, está na minha lista. Mas posso imaginar a complicação. Pra certos livros, de fato, paciência é chave. E, à vezes, pesquisa.

        1. Obrigada pela defesa, haha.
          Tem histórias interessantes no livro do Keith que, realmente, é surpreendente só de sua existência. Mas cabia uma edição especial para os menos pacientes, haha

  4. Sobre a Garota da Banda… desperta ultra curiosidade. A vida, a carreira, o passado, transbordam em meio aos sentimentos de Kim Gordon. Ainda não terminei de ler mas, admito que preciso continuar.

  5. Não conhecia esses, vou pesquisar mais, acho super legal a idéia. Minha amiga escreveu um inspirados numa banda (fugiu o nome) e eu escrevi o meu pensando em musicas também e penso em fazer um musical mesmo, vou aperfeiçoando 😊

  6. Comprei minha primeira biografia na semana passada, uma biografia de Winston Churchill, finado primeiro-ministro britânico durante o final da segunda guerra mundial e liderança essencial para a vitória dos aliados, escrita por Boris Johnson, jornalista, ex-prefeito de Londres e atual ministro de relações exteriores da Inglaterra. Não é meu tipo usual de leitura, por isso provavelmente não investiria em biografias de músicos – embora ame música, mas me interesso profundamente pelas biografias de grandes líderes políticos que admiro. hehe
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!