Álbum da semana: Preto Massa

Quem estava desejando um som nacional aqui no álbum da semana levanta a mãaaao o/ Não que nunca tenha, mas realmente é raro, né?! Então, hoje vamos de Preto Massa.

preto massa
Ouça: Youtube | Spotify 

MOTIVO DA ESCOLHA – Faz pouco tempo que falei da banda aqui e não esperava repetir isso tão cedo. Mas há um motivo…

Para quem não se lembra ou não sabe, a Preto Massa representou o rock de Belo Horizonte no programa Superstar. Infelizmente, ficaram de fora da classificatória de domingo… E isso até reforça minha vontade de falar mais sobre eles aqui.

Mesmo que você não acompanhe o programa, pode entender meu raciocínio. Quando um Superstar da vida aparece querendo revelar uma nova banda para a música brasileira, algumas expectativas comuns são de que: a banda cante e português; a banda apresente material próprio, autoral.

Sobre o idioma, eu já fiz essa cobrança em outras ocasiões, mas não raro acabo me rendendo à brazucas que cantam em inglês e, como esse não é o caso de Preto Massa, não vou falar muito disso agora.

A questão principal, para mim, é a valorização do autoral. Sem dúvida, é uma maravilha que uma banda – seja ela qual for – toque uma música conhecida, que sabemos cantar, que já nos empolga há anos. Tira todo mundo do chão mesmo e isso é ótimo. Mas não tanto para revelar uma banda nova.

Minha ressalva com covers vai para bandas que conseguem apresentar uma versão bastante original, como é o caso da PowerTrip (que também já apareceu aqui no Yellow). Ainda assim, fica o recado caso eles acessem o blog de novo: estou aguardando ansiosa por algo 100% de vocês!

Voltando à Preto Massa, tudo o que eu disse até aqui foi para reforçar minha escolha por indicar esse primeiro e homônimo álbum da banda. Uma galera com som próprio, de talento, letras interessantes… E que não merece cair no esquecimento por não ter passado para as próximas etapas do programa.

POR QUE OUVIR? Porque é um som nacional e que me agrada bastante. Se você acompanha o Yellow há mais tempo, sabe que estou – até por influência dos leitores – desenvolvendo meu relacionamento com a música nacional ainda. Ou seja, tem pouca coisa que eu realmente coloco para tocar. Preto Massa é uma delas. Simples assim 🙂

Vale dizer ainda que os caras já estão preparando o próximo álbum. Então, bora ouvir o primeiro e acompanhar direitinho!

Informações

LANÇAMENTO: 2013

FAIXAS:

1. Riff
2. Fumaça
3. Frases Mortas
4. O Que A Gente Vê
5. Tua Ausência
6. Injuriado
7. Rege a Vida
8. Tudo Que Eu Preciso
9. Desabafo
10. Não Pode
11. Por Entre Os Dedos

*Para ouvir, escolha uma das opções disponíveis na legenda da foto da capa do álbum ou faça uma pesquisa no serviço de streaming de sua preferência ^^ 

9 respostas

  1. Engraçado, quando vi aquele vídeo ao vivo de “Fumaça”, que você link no outro post, achei a banda parecida com Planet Hemp. Agora, ouvindo a versão de estúdio da música, me lembrou muito O Rappa (talvez pelo jeito do vocalista cantar).
    Costumo ser bem seletivo na hora de ouvir álbuns completos, então é pouco provável que eu escute as outras faixas. Ainda assim, achei ótimo ver algo nacional aqui, e eles me parecem fazer um trabalho muito digno. abrçs!

    1. Às vezes, tenho dificuldade em fazer essas comparações, mas as acho bem interessantes!
      Sobre ouvir álbuns completos, é algo cada vez mais comum para mim e como tô sempre tentando conhecer, não tenho uma resistência tão grande. Mas te entendo 🙂

  2. Aeee, nacionaaaaal \o/
    Eu só ouvi falar pelo Superstar (que não tô acompanhando direito), mas agora que apareceu aqui vou parar pra ouvir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!