Sobre Gaga no #Oscar

Antes de começar a falar sobre música e Lady Gaga no #Oscar, vou abrir um parêntese para dizer (YAAAAAAAAAAAAAAAS DICAPRIO LEVOU O OSCAAAAR CARAMBAAAAAAA!!!!!!!). Agora, recobremos a compostura

Gaga foi uma das artistas a se apresentar na premiação mais badalada do cinema, ontem a noite. Além dela, subiram ao palco Sam Smith, The Weeknd e meu arroz de festa favorito, Dave Grohl. Quando Gaga apareceu ao piano, pensei “ah, que bom que voltou para algo que pode ser simples e genial”. Mas, eu não esperava algo tão forte e comovente.

Verdade seja dita, àquela altura, tudo o que me interessava era se DiCaprio levaria ou não o nosso tão sonhado Oscar para casa. Não estava no clima para apresentações musicais (sim, vocês leram isso!), nem mesmo a de Grohl (e isso também!).

Acontece que Lady Gaga subiu ao palco para cantar Till It Happens To You, precedida por um discurso de apoio do vice-presidente americano, Joe Biden, à luta contra o abuso sexual. Ao lado dela, que estava transbordando emoções, vítimas reais desse crime desumano. Nada poderia ser mais forte! Inclusive, se lembrarmos que a própria Gaga é uma das sobreviventes.

print kesha

“Obrigada @ladygaga e vice-presidente @JoeBiden por chamar a atenção para a agressão sexual no Oscar. Atingiu bem perto do meu coração, por razões óbvias”

print gloss

Muito mais do que uma apresentação bonita, o que Lady Gaga fez no palco do Oscar merece atenção de todos nós. Não é só por toda a polêmica em torno de #FreeKesha (não sabe do que se trata? Leia aqui) ou porque lá, nos Estados Unidos, crimes sexuais ganharam destaque nesse momento a ponto do vice-presidente vir à público, diante de milhões de pessoas, chamar atenção para o assunto. É porque acontece todos os dias, também do nosso lado.

Quando decidi escrever esse post, a ideia não era mostrar que Gaga se redimiu comigo depois da apresentação no Grammy. Só não queria que o Oscar do DiCaprio – por mais incrível, sonhado e merecido – ofuscasse essa importante mensagem.

Não é legal falar disso. Sério. Ninguém gosta, mas é necessário. E, muitas vezes, quando faltam palavras, a música ajuda.

 

Meu muito obrigado ao Oscar, à Gaga e às pessoas que corajosamente subiram ao palco com ela, dividindo com o mundo a sua batalha e nos convidando a tomar parte nela. A tradução de Till It Happens To You é “até acontecer com você”. Muitas vezes, a gente espera se tornar vítima para fazer parte de alguma luta. Por favor, não vamos esperar!

COMO DENUNCIAR CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Disque 100 – O serviço funciona diariamente,
das 8h às 22h. A identidade do denunciante
é mantida em sigilo absoluto.

Procure: Conselhos Tutelares ou 
Varas da Infância e da Juventude
ou Delegacias de Proteção à Criança
e ao Adolescente 
e as

Delegacias da Mulher

Voltando ao #Oscar do DiCaprio… O  Yellow é sobre música, mas não posso deixar de abrir espaço para outra mensagem. Se você esperava um discurso de vencedor a la Jack “I’m the king of the world”, lamento. Eu também queria um pouco mais de emoção, mas nada diminui a importância da fala de Leo.

Aqui, você encontra trechos de sua mensagem sobre preservar o meio ambiente e cuidar de nosso mundo. Para quem não sabia até então, DiCaprio é ambientalista, além de ator. Os que já sabiam disso, provavelmente, esperavam que e ele fosse usar com sabedoria sua influência e a grandeza do momento da vitória de um Oscar para passar essa mensagem comumente ignorada por nós. Feito!

Anúncios

34 comentários sobre “Sobre Gaga no #Oscar

      1. Not having TV gives you a different perspective when you just see snippets of things on YouTube. you can see the best parts without all the other trash. Gaga gave a wonderful performance. I can’t think of many other performers who could delivered a performance like that.

        Curtido por 1 pessoa

          1. The only family member that doesn’t have a TV is our daughter. She grew up without TV and still doesn’t have one, even though she could. The rest of our family and all of our friends have TVs, so if we actually wanted to watch a TV show in real time we could go to friends’ or family’s houses to watch.

            Curtir

    1. Bom, difícil dizer… Ela foi vítima também, então pode ser que sim. Mas, não duvido que tenha caprichado nas expressões ali para dar um “up”. De qualquer forma, a presença das outras pessoas no palco me chamou mais a atenção :)

      Curtir

  1. Por mais que inúmeros nomes de peso tenham comparecido no evento, pra mim, a noite se resumiu em Gaga e DiCaprio, sem mais. O que ela fez no palco foi muito lindo, muito humano, e a vitória tão merecida do Leo veio pra, finalmente, darem um pouquinho mais de valor a toda a contribuição dele ao cinema (não que ganhar um Oscar seja sinônimo de valor, é claro)

    Curtido por 1 pessoa

    1. É… Acho que a grande maioria das pessoas estava interessada no DiCaprio, sobretudo nós aqui no Brasil. Foi o Oscar dele. É difícil atrair atenção em meio a isso, mas acho que Gaga o fez e, se não o fez o suficiente, cá estou eu tentando ajudar :)
      ps: percebeu que eu te linkei de novo, né?! hehe

      Curtido por 1 pessoa

    1. Eu que agradeço por seu comentário, Henri. É muito legal pra mim saber que o Yellow pode servir de entretenimento e também de informação para os leitores. O link que deixei é para um blog que eu gosto bastante porque o autor tem mais propriedade do que eu para falar sobre o universo pop. Gostei dele ter feito um post sem jogar pedra em ninguém, expondo alguns pensamentos. Espero que tenha te ajudado a entender a situação.
      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Achei amor Leo ganhar.
    E nossa, essa apresentação foi mesmo o ponto alto (apesar de ter derrubado uma lagriminha em ‘blackbird’). Gaga estava magnifica, mais uma vez sambando na cara de todos (pq já amava esse estilo clássico dela desde a homenagem a Julie Andrews).
    Achei legal você ter colocado aqui os numeros pra denuncia, sua maravilhosa!♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Leo é incrível! Muito amor essa vitória <3
      Meu coração também ficou apertado com Blackbird, ainda mais com Allan e David entre os homenageados… Mas, no Oscar do DiCaprio, Gaga foi uma das poucas a conseguir tirar a atenção do golden boy por alguns instantes, hehe
      Beijo!!

      Curtido por 1 pessoa

  3. A apresentação dela foi ma-ra-vi-lho-sa! E quando aquele monte de mulher entrou com aquelas mensagens no braço, e todas elas emocionadas e a Gaga mais ainda… eu pensei: PERFECT!
    Quanto mais as pessoas souberem e mais elas se sentirem apoiadas, talvez a gente consiga fazer com que a justiça seja feita mais rápida;

    Ps. seu post tá maravilhoso! <3

    Curtido por 1 pessoa

  4. A apresentação da Gaga foi maravilhosa, e quando aquelas mulheres subiram no palco fiquei muito emocionada, foi incrível! Só fiquei com muita raiva do Sam Smith ter levado o prêmio, fico imaginando o quão incrível seria o discurso da Gaga se ela tivesse levado o prêmio, enfim.. E também fiquei muito feliz de finalmente o Leo ter ganhado, acho que todos estavam esperando por isso hahah

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não tinha pensando por esse lado do discurso dela. Acredito que falaria, dentre outras coisas, sobre Kesha. Teria sido interessante! Com ou sem essa temática no discurso dela, achei chato Sam ganhar com a música mais chata de todas, haha

      Curtir

  5. Não tinha visto esse seu post na semana passada e gostei muito da maneira como você falou sobre isso. Foi uma apresentação de arrepiar mesmo! Lembrando que foi depois da apresentação do Oscar no ano passado que passei a gostar de verdade da Gaga (apesar de hoje saber que ela sempre foi muito boa artista), tenho a impressão deque ela tem feito uma arte um pouco diferente do resto do mundo pop e gosto muito disso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s