Quando menos é mais…

Essa história de que menos é mais é antiga. Pode não ser sempre verdadeira – não consigo pensar em nada agora. Dinheiro, talvez, rs – mas, não é difícil perceber quando a afirmação é verdadeira.

Quando anunciaram que Lady Gaga faria o tributo à minha (nossa?) amada black star David Bowie no Grammy, muita gente criou expectativas. Houve quem não tenha gostado desde o início, por achar que Gaga nada tem a ver com Bowie e/ou que outros artistas merecessem mais… Eu estava dentre os que ficaram aninados, esperando uma apresentação incrível. É nesses horas que soa uma alarme em nossas mentes: WARNING! Criar expectativas é perigoso. Ignorei o aviso e me decepcionei.

Em momento algum, duvidei da influência e importância do Camaleão do Rock na vida e carreira da Gaga. Também não questionei sua capacidade de fazer parte desse momento tão especial para os fãs dele. Não faz tanto tempo, apresentei um especial para que mais pessoas conhecessem melhor o talento dela e parassem de torcer o nariz por causa do vestido de carne e etc.

No fim das contas, porém, achei o tal tributo excessivamente performático e sem cara de homenagem quem há tão pouco nos deixou. O que eu esperava, desde o começo, era algo simples, para que pudesse soar mais sincero. É melhor que não se tente chegar aos pés de Bowie, nem que seja para homenageá-lo. É quando menos é mais.

Foi o que Lorde fez. Uma apresentação clean que foi realmente sobre Bowie (ponto pro BRITs), não se transformou (ou não tentou se transformar) em um espetáculo para além de uma homenagem (ponto pro BRITs). Eu aprovei, Duncan Jones aprovou (ponto pro BRITs) e muitos fãs também.

Me arrepiei do começo ao fim!!

O vídeo acima é o completo, compartilhado pelo Brit Awards. Annie Lennox e Gary Oldman, muito obrigada pelas palavras! A apresentação de Lorde aparece na sequência (08:55), acompanhada pela banda de apoio do próprio Bowie (ponto pro BRITs) e pela lembrança de que o Camaleão himself disse que Lorde representa o futuro da música (ponto pro BRITs).

A essa altura,  me resta agradecer e falar de minha inveja admiração por Lorde. No auge dos seus 19 aninhos, a neozeolandeza participou da apresentação de introdução do Nirvana no Hall da Fama  e depois nos presenteou com essa bela versão de Life On Mars, no BRITs. Vale citar que a canção aparece no meu álbum favorito da VIDA: Hunky Dory.

E, sobre Gaga, vale dizer que ainda a respeito e agradeço por todo o esforço de cumprir a difícil tarefa de homenagear alguém tão importante. Não quero transformar esse post numa briga de fãs ou entre as artistas (ou premiações). Apenas registrar, como um amigo bem ressaltou, que “Gaga fez, Lorde entendeu” e sugerir que sirva de aprendizado para circunstâncias futuras.

#DICA: Esse é o tipo de assunto que comento, independente de posts no blog, na página do Yellow no Facebook. Se ainda não curtiu, passa lá e deixa seu like. Se já curtiu e não viu as postagens, selecione a opção de “notificar atualizações” (ou “ver primeiro”) e não perca mais nada! Aliás, hoje saiu um comentário sobre os shows do Rolling Stones aqui no Brasil…. 

Anúncios

23 comentários sobre “Quando menos é mais…

  1. Que lindo!! <3
    Ok, minha opinião é de uma completa leiga, tanto em música quanto em Bowie. Pra mim Lorde era o nome da banda, não o nome artístico da menina. ajskdhaksjdh
    Mas eu gostei muito da performance dela! E da Lady Gaga também, admito. Mas também percebi que a Gaga foi bebem performática, mas de qualquer forma eu curti.
    Adoro vir no seu blog, me sinto ficando um pouquinho mais musicalmente inteligente a cada post. aksjhdakjsdhaksjh

    Curtido por 2 pessoas

  2. Ah Lari
    Fiquei feliz em entender o que você queria dizer quando falamos sobre a performance da Gaga.
    Foi realmente menos ‘disneylandia’ e mais intimista, simples, clássico, muito mais uma homenagem do que um show..
    Adorei seu texto, seu sentimento nele!
    Beijos, amada!

    Curtido por 2 pessoas

    1. *-*
      Você foi uma das pessoas em quem eu pensei quando escrevi. Outras pessoas me mostraram ou vieram falar comigo sobre a apresentação da Gaga e imagino que eu tenha deixado algumas confusas com minha opinião sobre… Eu já tinha te explicado um pouco antes, mas estou ainda mais feliz por você ter entendido melhor agora. É bom quando alguém entende os sentimentos da gente <3
      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

    1. Well, I can’t say I disliked it. It just wasn’t what I was expecting as a Bowie fan. To me, it turned into something more about Gaga at the end… I appreciate the effort tho. There were other heads behind that big performance, so she is not the one to “blame”

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu tenho um amor pela voz da Lorde <3 E em relação a apresentação/homenagem, ela foi ótima, simples e ótima. Como disseram acima, agora eu também entendi o que você quis dizer com o post da Gaga. Realmente, faz todo o sentido.

    E cara, sua admiração pelo Bowie é perceptível em cada palavra. Adoro isso.

    Beijos, Lari!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não sei realmente o que eu acho a respeito da Lorde, mas bem que ela ganhou muitos pontinhos comigo com essa homenagem. O que a Gaga fez foi bacana, mas para uma coisa ser verdadeira ela precisa de bem menos, gosto daqueles pequenos gestos que fazem a diferença. Essa diferença a Lorde fez e me ganhou :)
    Gostei do seu ponto de vista e concordo bastante com ele!
    Bom início de semana, beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Minha expectativa é que Lorde vá ganhando aos poucos um lugar no seu coração, hahaha Se não acontecer, já fico feliz porque é mais uma pessoa que gosta da homenagem, mesmo não sendo fã da moça!
      Beijos e bom início de semana para você também :)

      Curtido por 1 pessoa

  5. Eu sou suspeita pra falar, porque são poucos os artistas atuais que sou fã (sou presa nas antigas, hahaha), e a Lorde é um desses poucos que me encanta muito! Achei perfeita a sua colocação. Como sou adepta de que menos é mais em tudo na minha vida, dessa vez eu não iria achar nada diferente disso. No mais, eu não tinha visto essa apresentação da Lorde, e fiquei super feliz agora que assisti!
    Um beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s