Para mudar o mundo

“A música pode mudar o mundo
porque ela pode mudar as pessoas”
(Bono Vox)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kntzQiaFzOQ/]

A música do vídeo acima é Change The World. Provavelmente, vocês a conhecem de uma propaganda do banco Itaú. Eles usaram outra versão, na voz da Blubell, mas eu tenho essa mania de querer mostrar e valorizar o original também, então quando apertaram o play ali no vídeo (fizeram isso, né?) vocês ouviram a versão do Eric Claptão.

Faz alguns dias que essa música está na minha mente, pedindo um post sobre mudar o mundo. Parece utópico acreditar que algo tão simples como a música tenha esse poder. Mas, acredito mesmo que o Bono está certo. Não só a música, mas tudo aquilo que consegue tocar e influenciar a mudança nas pessoas.

Se você ainda não acredita nisso, tenho aqui mais um grande nome da música – já foram dois – para me ajudar: John Lennon diria que você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não estou sozinho.

john gif

Imagine é a música mais lembrada pelas pessoas quando o mundo passa por situações de profunda tristeza, como algumas que estamos vivendo. Na verdade, eu deduzi essa informação e ela não é um fato, mas poderia ser. Acredito que seja!

Ao invés desse hino, resolvi deixar aqui outro clichê que vale a pena ser citado. We are the world nos convida a não só imaginar, mas a agir. Porque nós somos o mundo, nós somos aqueles a iluminar o dia, então vamos começar a doar.

Não costumo fazer isso, mas vou deixar o vídeo dessa música com legenda porque gostaria mesmo que vocês ouvissem e prestassem atenção na letra. Tenho certeza que vocês já ouviram antes, mas talvez vocês se inspirem, e acreditem comigo que nós vamos mudar o mundo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0C5QgJTT0ns/]

Um dos motivos para eu acredita que a música pode nos ajudar a mudar o mundo é pensar em nosso comportamento enquanto grupo. Somos seres contagiáveis e a energia boa que emana daqueles que procuram o bem, pode nos fazer agir também. E é vibe  que nos faz querer compartilhar um só amor, um só coração seguir juntos para ficarmos bem.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4xjPODksI08/]

Quebrei o protocolo mais uma vez com essa versão não-original de One Love porque acabei descobrindo esse pessoal que faz parte do Playing for Changeum movimento para conectar e inspirar o mundo através da música. Encaixou bem nesse post 🙂

E claro que, para mudar o mundo, a gente deve começar mais perto. Que país é este? Há tempos, sabemos que por aqui tem sim problema e sujeira pra todo lado. Sabemos também que, ainda assim, todos acreditam no futuro da nação. Nosso Brasil precisa mostrar sua cara… 

0 resposta

  1. Clapton, Lennon e Michael ♥
    Uma música que gosto muito e sempre me emociona é também da Play For Change, mas é “Stand by Me” ♥ arrepia só de lembrar!
    Adorei o post, vamos falar menos de tristezas e mais de superação.
    E sempre achei que as músicas tem um grande peso nisso.
    Um beijão, Lari!

  2. Adorei as músicas e as que você parafraseou no decorrer do texto 🙂
    tem um neurocientista gringo que disse que A BONDADE É CONTAGIOSA, olha que lindo ♥, porque nosso cérebro quando vê alguém fazendo o bem, tem vontade de fazer também.

    1. Fico feliz que tenha reparado nisso 🙂
      E esse neurocientista diz algo parecido com o que aprendemos com Patch Adams, né?! O amor também é contagioso. Acho que as coisas boas tem esse poder, mas a gente subestima…

  3. Quantas músicas inspiradoras, sério Imagine é o hino do mundo, né? E We are the world, Michael foi simplesmente mais que feliz ao compor essa música. Ele para mim é um simbolo da ajuda ao próximo e solidariedade, foi um dos artistas que mais promoveu doações em sua época e mesmo depois de morto deixou parte de sua fortuna para várias instituições. Infelizmente, a mídia não divulga isso, mas ele se preocupava muito com o próximo e com o mundo. Tenho grande admiração por pessoas como ele, que mesmo em meio a adversidades em sua vida pessoal, sempre acreditou em um mundo melhor (e fez sua parte tentando mudado). Além de rei do pop é o rei da solidariedade.

  4. Que post lindo, nem sei por onde começar! Hehehe!
    Mas vamos pelo Eric Clapton: tenho uma história com ele, na infância minha mãe ouvia no carro então foi beeeem marcante (e ele simplesmente é foda.)
    Esses dias estava ouvindo Imagine em uma playlist e por mais clichê que ela seja me deu aquele arrepio gostoso de música boa, sabe? Acho que mais ainda por conta do momento que vivemos… Fiquei “imaginando” como seria maravilhoso se tudo isso se concretizasse, pessoas vivendo em paz, sem países, sem religião.
    E One Love é só amooooor *-*
    Beijo Lari!

    1. Fico feliz que tenha gostado do post <3
      Muito obrigada pelo comentário, Olivia. E que, num futuro não tão distante, a gente nem precise mais imaginar um mundo em paz. Que seja verdade! 🙂
      Beijos

  5. Sabe que considero esta lista perfeita para a descrição deste post? Concordo que Imagine arrepia mesmo, mas naqueles momentos de tristeza dá uma força grande para sair de casa e lutar!
    Tenho algumas músicas que acho se enquadram nesta descrição. Pode parecer surpreendente, mas o Hymne of Joy (veja versão tocado por orquestra) acho o melhor exemplo disso. Outra é o moments of glory do Vangelis e a musica Nirvana dos El Bosco. Vou ver se me lembro de mais algumas.
    Obrigado pela partilha destas músicas fantásticas! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!