Outubro Rosa: Superação

Setembro foi amarelo e dourado e Outubro é Rosa. Por ser tão importante, eu não queria que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama passasse despercebida por aqui. Por isso, pesquisei por pessoas na indústria musical que tenham enfrentado e vencido a doença.

Antes, fica aqui o post da Jonara do Desapego Mental, Sobre Outubro Rosa, autoconhecimento e amor, para que todos saibam a importância do autoexame. Não deixem de ler, mesmo que você ainda se sinta muito nova para ter esse tipo de preocupação. É um erro não se prevenir e não se informar por conta disso, tá?! 🙂

Confira também: Playlist Outubro Rosa

Vamos lá… Encontrei mais de dez cantoras que venceram essa batalha e servem de exemplo para tantas outras mulheres no mundo todo. Selecionei apenas três para falar aqui de superação. Leiam até o final porque tem um bônus importante!

Anastacia, cantora e compositora americana enfrentou e venceu o câncer de mama duas vezes! Foi diagnosticada pela primeira vez em 2003 e, após o tratamento, iniciou a Anastacia Found, pela conscientização do câncer de mama em mulheres jovens e arrecadação de money para pesquisas. Dez anos depois, Anastacia enfrentou e superou o câncer mais uma vez. Guerreira!

Olivia Newton-John é a australiana que protagonizou Grease ao lado de John Travolta. Ela foi diagnosticada com a doença em 1992, mesmo ano em que seu pai faleceu em decorrência de um câncer 🙁 A cantora (e atriz) decidiu fundar a Olivia Newton-John Cancer & Wellness Center e ainda sonha com o dia em que fundações como a sua não sejam mais necessárias.

Para (quase) fechar essa mini lista, Kylie Minouge. Ela enfrentou o câncer de mama em 2005 e o caso dela repercutiu bastante na mídia e a cantora conseguiu espaço para falar abertamente sobre a doença, diagnóstico e tratamento. Tudo isso gerou impacto e levou a algo que foi chamado de “efeito Kylie”: uma espécie de incentivo para que mulheres jovens façam exames preventivos regularmente.

Bônus: Apesar de ser bem menos comum, o câncer de mama também atinge os homens. Assim sendo, existe mais uma razão para que os rapazes também participem do Outubro Rosa. A outra razão, obviamente, é para que incentivem as mulheres ao seu redor a se cuidar e se envolvam nessa batalha.

E eis que Peter Criss, fundador e ex-baterista do KISS, também está nessa lista de superação. Ele foi diagnosticado em 2008 e, como muitos homens, nem sabia que poderia ser vítima dessa doença. Ele logo decidiu deixar qualquer atitude de “macho orgulhoso” de lado e se tratar. Ele ainda rodou os Estados Unidos alertando outros homens sobre a doença e falando da importância do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa incentiva o autoconhecimento e a prevenção pois, como aconteceu com Criss, o detectar a doença ainda em seu estágio inicial pode fazer toda a diferença e salvar vidas.

Abracem essa causa, amigos! Bom fim de semana 🙂

0 resposta

  1. I hadn’t heard of Anastacia before this. I always liked Kiss and all their makeup. They are kind of like a glam version of Alice Cooper, and I really like Alice Cooper.

  2. Demais, Lari! Não sabia sobre nenhum desses casos. E apesar de já ter ouvido falar sobre o câncer de mama ser possível em homens, nunca tinha ficado sabendo de algum caso, ainda mais de alguém famoso. Adorei a lista, foi uma ótima ideia! Muito obrigada por indicar o meu post. <3 Beijos!

  3. Desse pessoal todo eu só tinha conhecimento da Kylie Minogue. Assim como todos eles, ela foi uma guerreira e teve de passar por uns momentos tensos ao lidar com toda a exposição da mídia e a pressão do público. A história dela é tão bacana que esse “momento sombrio” inspirou o álbum X, e ao invés de focar no lado triste da história, aproveitou toda a força de vontade e superação para mostrar o lado bom da doença em como o super humano pode se reerguer muito mais forte! Parabéns pelo post 🙂

    1. Legal isso que você falou do álbum X, Marcelo! Eu até queria fazer um post mais “profundo” sobre como a experiência teria refletido (ou não) na carreira de cada uma… Mas, fiquei no básico :p
      Obrigada pelo comment!
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!