Post Junino: Folk & Country Rock

O mês de junho é famoso pelas festas juninas em todo o país e o Yellow não poderia ficar de fora dessa. Sem fugir do estilo habitual, o post de hoje está recheado de folkcountry rock porque a ideia é justamente essa de apresentar o estilo musical que vai do rock ao country (e ao folk) para animar a festa!

Antes que alguém possa pensar que isso é coisa chata, vou logo deixar o nome de ninguém menos que Bob Dylan como um sujeito cujo som pode ser classificado não apenas como rock, mas também como countryfolk. Vale dizer também que, ao logo do tempo, houveram mudanças e cada banda ou artista tem uma pegada diferente que pode remeter mais ao rock ou mais ou country/folk.

Vamos lá…

DO ROCK AO COUNTRY

A inspiração para esse post foi o novo single do Steven Tyler (o do Aerosmith mesmo) que está agora trabalhando em seu primeiro álbum de música country, que ainda não tem nome e nem data de lançamento. Love is your name foi lançada agora em maio e resume bem o que eu entendo por essa mistura do rock com o country. Dá pra perceber que a potencia do vocal do cara permanece e sim, ouvir isso me deixa ansiosa para saber como vai ser esse novo trabalho do cara:

OS MENINOS DE DAVE GROHL

Bom, acho quase impossível não seguir essa lista com Zac Brown Band, banda americana formada em 2002 por Zac Brown e seus amigos. O legal dessa banda é que eles tem outros instrumentos como o violino e o bandolim. A música Chicken Fried foi uma das responsáveis por mudar a vida dos caras mas, sinceramente, essa eu não curto. Por isso, deixo para vocês a música Toes, hit do primeiro álbum dos caras intitulado The Foundation (2008):

Zac Brown Band teve aprovação do semi-deus Dave Grohl e foi convidada para participar do episódio sobre Nashville da série Sonic Highways. [Se você ainda não conhece essa série – sério? – pode clicar aqui e ler o post que fiz sobre. E vai logo porque, em breve, teremos uma segunda temporada!]. Além disso, Dave Grohl foi produtor de um dos EPs da banda intitulado The Grohl Sessions, Vol. 1, lançado em 2013. Ouçam aqui.

Recentemente, a banda lançou seu quarto álbum de estúdio, Jekyll + Hyde (leram O Médico e o Monstro?). Na minha opinião, esse novo álbum é ainda um pouco mais pop e o country aprece como um toque sutil de identidade da banda. Não deixem de ouvir!

MUMFORD, O BANJO E ROBERT PLANT

Seguimos com Mumford & Sons. Quando a banda surgiu, em 2007, era uma das poucas no cenário que conseguia misturar o rock, o folk e até o country de maneira tão interessante e significativa. Em 2008, Robert Plant chegou a dizer que eles eram a única banda da atualidade que merecia ser ouvida!

Mumford descobriu, dentre outros estilos e influências, a música country e levou um banjo para montar sua banda… Deu certo. Deu muito certo! E ai apareceram coisas ótimas como Little lion man, lançada ainda no primeiro álbum da banda, o Sigh no more (2009):

Os caras ganharam o Grammy de “Álbum do Ano” com Babel (2012), o segundo álbum de estúdio. E agora, em 2015, eles surpreenderam os fãs e a crítia com Wilder Mind, uma produção que difere das anteriores, que perdeu o banjo e ganhou uma pegada mais pop rock/indie.

A cada dia, acho mais legal quando uma banda ou artista consegue se mostrar versátil e explora outros estilos. O pop rock, porém, é muito mais “lugar comum” do que o folk de antes. Mas, quem sou eu pra dizer quais as vantagens ou desvantagens que a banda vai ter com essa mudança…

DO SUPERSTAR PARA O MUNDO

Para quase fechar o post, vou fazer algo que ainda é um pouco raro aqui no Yellow: falar de uma banda brasileira! – No ano passado, a banda Suricato ficou globalmente conhecida após participar e chegar à final do programa Superstar. Antes de aparecerem por lá, a banda já havia lançado dois LPs, o Pra sempre primavera (2012) e o Sol-Te (2014). Todas as músicas que a banda apresentou no programa estão reunidas em mais um álbum e estão todos no Spotify.

Mas, o Suricato não é banda de pop/rock? Sim. E, apesar de saber que eles têm o blues e o soul como influências, seu que não sou a única a colocá-los no barco do folk e acho que posso fazer isso né?! Os caras tem até banjo! (e ukelele e viola caipira e bumbo…)

Eu queria muito ter colocado a apresentação ou o vídeo de alguma das músicas autorais da banda, mas essa apresentação de Hey Brother me conquistou de vez enquanto assistia ao programa e achei justo compartilhar para, provavelmente um vale-a-pena-ver-de-novo. Mas, não deixem de conhecer mais do trabalho deles. O link para os três álbuns está no “Spotify” ali em cima.

OLD SCHOOL

Tem muito, muito nome ficando de fora. Mas, é como eu disse, o post só traz alguns artistas mesmo. Como falei de uma galera bem mais nova, vou deixar como sugestão os nomes de Bruce Springsteen e Emmylou Harris como representantes da old school. Quem sabe, num outro momento, eles voltem a aparecer por aqui :)

Anúncios

10 comentários sobre “Post Junino: Folk & Country Rock

  1. Lari, acredita que eu nunca tinha escutado nenhuma das músicas, mas já amei?!
    Alias, adoro Mumford and Sons, mas essa nunca tinha tocado por aqui.. Sou fã de festa junina (vinho quente + paçoca♥) e gostei mesmo dessa playlist ‘alternativa’ pruma festa tão brasileira!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. ADOREI a nova música de Steven Tyler e já entrou pro Spotify para ficar no repeat rs.

    Não conhecia Zac Brown Band, mas adorei essa música que você postou e salvei um álbum para conhecer mais. Afinal, com seu aval e com o do Dave tem que ser bom, né?! ;)

    Também não conhecia Mumford & Sons. Achei totaaaal estilo Robert Plant na sua nova fase, mas não me ganhou ainda não. Fico com Robert e sua turma, por enquanto ><

    E Suricato é muito massa. Acho que merecem toda a repercussão do programa pela autenticidade da banda. Som de qualidade e banda original (apesar dos covers, necessários). Falta mais disso aqui no Brasil.

    http://www.sistematicas.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s