Para assistir: Conheça o incrível Sound City

1969. Los Angeles, Califórnia. Foi ai que nasceu o Sound City Studios. Se você ainda não conhece a história dessa gravadora, precisa conhecer!  Com sua mitológica mesa analógica Neve 8028,  álbuns incríveis e premiados foram gravados durante muitos anos em Sound City, até o seu fechamento, em 2011. A lista é longa, mas, citando alguns artistas temos Neil Young, Elton John, Tom Petty, Pat Benatar, Rick Springfield, Nirvana, Rage Against The Machine, Queens of The Stone Age, Metallica e muitos, muitos outros!

 soundcityO Nirvana foi destacado na lista porque é ai que chegamos ao documentário que foi feito sobre a gravadora, o Sound City. Quem dirigiu, produziu e participou do doc foi ninguém mais, ninguém menos do que Dave F**king Grohl. Ele resolveu contar a história do estúdio que mudou a sua vida, com o Nirvana e Nevermind, e que mudou a história de tantos outros artistas. É fantástico ver quantas pessoas incríveis passaram por ali, quantos sucessos saíram dali e a tamanha importância do Sound City para a música que tanto amamos! É fantástico ver como esses artistas também mudaram a história do Sound City.

Não faz muito tempo que o canal BIS passou o documentário e lá fui eu assistir de novo. Desde então, estou com esse post no gatilho para trazer pro Yellow. O Sound City foi lançado em 2013, exibido no Sundance Film Festival daquele ano e recebeu críticas positivas de praticamente todo mundo! Ao todo, são 108 minutos que realmente valem a pena serem vistos! Acredito mesmo que vocês vão gostar.

Quando eu assisto ao Sound City, quase me sinto em casa, como os artistas se sentiam ali. É estranho, porque me passa um ar de nostalgia, mesmo eu não tendo vivido nada disso. Costumo dizer para os amigos, que tenho uma alma antiga e tenho a sensação de que minha alma se perdeu em alguma de suas viagens pelo tempo. Me sinto bem, saudosa e animada assistindo a esse documentário. Vocês podem não se identificar o mesmo tanto – eu entendo -, mas reitero que acho mesmo que vão curtir!

Um ponto bem bacana do documentário é a relação entre analógico x digital. Eu, particularmente, gostaria de ter vivido na época em que as produções analógicas reinavam. É possível fazer bom uso do digital e transforma-lo em algo a mais para a música, ao invés de pura e simplesmente usa-lo como recurso para melhorar músicas e artistas que não são tão bons… De qualquer forma, o processo de produção e criação envolvendo o analógico e a lendária Neve 8028 era simplesmente incrível. A Neve foi criada pelo engenheiro Rupert Neve e produzida manualmente pela Neve Eletronics. Durante o documentário, muitos artistas falam sobre as peculiaridades dessa mesa, atribuindo a ela uma boa parcela do sucesso dos álbuns produzidos no Sound City.

No fim das contas, o documentário rendeu a gravação de várias músicas, com vários artistas que fizeram parte da história da gravadora e Dave Grohl, claro \o/ Este é o segundo post da semana, na sequência que nos levará à playlist de sexta-feira. Para quem ainda não percebeu, Dave é o elo de ligação dessas postagens e, é também por causa dele, que mesmo com o fechamento desse estúdio, a Neve continua a trabalhar!

Achei no youtube o documentário completo, legendado em português. Assistam!!!

Anúncios

13 comentários sobre “Para assistir: Conheça o incrível Sound City

  1. Aaaah, pode acreditar que eu me identifiquei tanto quanto você. O Sound City é maravilhoso! E eu tenho um fraco por Dave Grohl, então posso ser suspeita ao falar que tudo que ele faz fica incrível. O documentário ficou incrível e as música idem! =*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s