Para assistir: Conheça o incrível Sound City

1969. Los Angeles, Califórnia. Foi ai que nasceu o Sound City Studios. Se você ainda não conhece a história dessa gravadora, precisa conhecer!

Com sua mitológica mesa analógica Neve 8028, álbuns incríveis e premiados foram gravados durante muitos anos em Sound City, até o seu fechamento, em 2011. A lista é longa, mas citando alguns artistas temos Neil Young, Elton John, Tom Petty, Pat BenatarRick Springfield, Nirvana, Rage Against The MachineQueens of The Stone Age, Metallica e muitos, muitos outros.

O documentário Sound City e Dave F**king Grohl

soundcityO Nirvana foi destacado na lista porque é ai que chegamos ao documentário que foi feito sobre a gravadora, o Sound City. Quem dirigiu, produziu e participou do doc foi ninguém mais, ninguém menos do que Dave F**king Grohl.

Dave resolveu contar a história do estúdio que mudou a sua vida, com o Nirvana e o Nevermind e que também mudou a história de tantos outros artistas.

É fantástico ver quantas pessoas incríveis passaram por ali, quantos sucessos saíram dali e a tamanha importância do Sound City para a música que tanto amamos! É fantástico ver como esses artistas também mudaram a história do Sound City.

Um documentário “máquina do tempo” e a viagem da minha alma ao Sound City

Não faz muito tempo que o canal BIS transmitiu o documentário e lá fui eu assistir de novo. Desde então, estou com esse post no gatilho para trazer pro Yellow. O Sound City foi lançado em 2013, exibido no Sundance Film Festival daquele ano e recebeu críticas positivas de praticamente todo mundo; Ao todo, são 108 minutos que realmente valem a pena serem vistos. Acredito mesmo que vocês vão gostar.

Quando eu assisto ao Sound City, quase me sinto em casa, que é como os artistas se sentiam ali. É estranho porque me passa um ar de nostalgia mesmo eu não tendo vivido nada daquilo. Costumo dizer para os amigos que tenho uma alma antiga e tenho a sensação de que minha alma se perdeu em alguma de suas viagens pelo tempo. Me sinto bem, saudosa e animada assistindo a esse documentário. Vocês podem não se identificar o mesmo tanto — eu entendo —, mas reitero que acho mesmo que vão curtir!

A relação ‘analógico x digital’ e a lendária Neve 8028

Um ponto bem bacana do documentário é a relação analógico x digital. Eu, particularmente, gostaria de ter vivido na época em que as produções analógicas reinavam. É possível fazer bom uso do digital e transforma-lo em algo a mais para a música, ao invés de pura e simplesmente usá-lo como recurso para melhorar músicas e artistas que não são tão bons.

De qualquer forma, o processo de produção e criação envolvendo o analógico e a lendária Neve 8028 era simplesmente incrível. A Neve foi criada pelo engenheiro Rupert Neve e produzida manualmente pela Neve Eletronics. Durante o documentário, muitos artistas falam sobre as peculiaridades dessa mesa, atribuindo a ela uma boa parcela do sucesso dos álbuns produzidos no Sound City.

No fim das contas, o documentário rendeu a gravação de várias músicas, com vários artistas que fizeram parte da história da gravadora e Dave Grohl, claro \o/ Este é o segundo post da semana, na sequência que nos levará à playlist de sexta-feira. Para quem ainda não percebeu, Dave é o elo de ligação dessas postagens e, é também por causa dele que mesmo com o fechamento desse estúdio, a Neve continua a trabalhar!

Achei no youtube o documentário completo, legendado em português. Assistam!!!

13 respostas

  1. Lari, esse documentário foi exibido pelo BIS a um tempo atrás e eu vi uns pedacinhos e achei incrivel!
    Muito boa a dica (e melhor ainda ter deixado o link pra assisti completo!)
    Beijos

    1. Foi no BIS mesmo que eu assisti pela primeira vez! Eu gostaria muito de ter em DVD também…
      E finalmente achei um link com o doc completo. Espero que não tirem do ar 🙂
      Beijos

  2. Aaaah, pode acreditar que eu me identifiquei tanto quanto você. O Sound City é maravilhoso! E eu tenho um fraco por Dave Grohl, então posso ser suspeita ao falar que tudo que ele faz fica incrível. O documentário ficou incrível e as música idem! =*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!