Daniel Johns e a vida pós-Silverchair

Daniel Johns, ex-vocalista do Silverchair voltou a ser notícia recente na mídia por dois motivos: fez um cover de um dos clássicos do Nirvana e porque lançou sua primeira música em carreira solo num estilo bem diferente do grunge/post-grunge/rock dos bons e velhos tempos de Silverchair. É por isso que o Yellow não só vai te deixar a par de tudo isso como também te contar como foi essa transição do rock ao pop-eletrônico na vida pós-Silverchair para aqueles que superaram o fim da banda, diferente de mim.

Silverchair: Quando Daniel Johns e seus amigos lançaram Frogstomp (1995), o primeiro álbum de Silverchair, eles eram teenegers de uns 15 anos, mas conseguiram agradar muita gente. Até hoje, esse é meu álbum favorito da banda e recomendo que ouçam. Deixo aqui Tomorrow, que é uma das minhas faixas favoritas:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RZD982yrmx4/]

A variação de estilo não é novidade na vida do cara. Ainda com a banda, uma mudança não tão sutil pode ser sentida claramente lá com um dos maiores sucessos do Silverchair, o hit Miss you love (1999):

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=c-eVmAzx4og/]

Durante: Ainda em 1997, Daniel embarcou em projeto paralelo com o objetivo de fazer um som completamente diferente daquele apresentado com o Silverchair. Em parceria com Paul Mac, ele criou o The Dissociatives, com uma pegada eletrônica, mostrando desde aquela época sua afeição pelo estilo que, vamos combinar, até hoje surpreende os fãs daquela versão teen-cute de Daniel com longos cabelos loiros.

Desde aquela época, Daniel mostrava que, na verdade, é um músico versátil. O álbum (homônimo) tem seu ponto forte no vocal do cara o que, na minha opinião, é também o que faz o novo projeto ser interessante.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MW6irmaVQpo/]

Depois: Brincadeira! O novo projeto solo do cara tá longe de ser o fim. Sendo honesta, apesar de preferir o estilo que o lançou para o mundo da música, avalio que Daniel mandou bem em Aerial Love que teve seu clipe divulgado ontem:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1lZfqFpjFM8#t=61/]

Tentando me livrar de quaisquer amarras emocionais do passado, a música me até me agrada bastante. Em outros posts aqui e aqui, falei sobre a dificuldade em aceitar que nossos artistas evoluam e criem algo que seja diferente daquilo que nos fez gostar deles. E, apesar de que a ida do rock ao pop seja controversa para alguns, Daniel se mostra um cara mais maduro e se joga no mundo em mais uma tentativa de voltar às paradas depois de tantos anos sem causar grandes comoções na mídia e no meio musical.

Antes de terminar o post, acredito que se você ainda não viu/ouviu, vale a pena conferir o cover que o cara fez de Smells Like a Teen Spirit. Isso porque, com uma versão totalmente diferente e não necessariamente boa (isso é bem relativo principalmente quando se trata de 1) um clássico; 2) da opinião de fãs do Nirvana). Porém, mais uma vez, Daniel mostra sua versatilidade e capacidade de interpretação musical:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5jKSMQAU2TQ/]

E ai, Daniel Johns veio (mais uma vez) para ficar?

5 respostas

  1. Silverchair é uma das poucas bandas que eu ouço até hoje, desde a minha adolescência. Não enjoo, não me cansa e ouço sempre com o mesmo amor. Tive a sorte de poder ir ao show no Mineirinho…sempre fui apaixonada pelo Daniel (apaixonada do mesmo jeito que uma criança se apaixona pelo professor…rs), mesmo naqueles tempos de escuros de anorexia. E essa nova fase dele…meu Deus. Hahaha!
    Meu sonho é ele emplacar nessa carreira ou voltar com a banda. E vir pro Brasil claro.
    Sdds Silverchair. <3

    1. Eu espero que muito que a carreira dele emplaque de novo, Flávia.
      Ele é um artista de talento e merece muito!
      E sinto muuuuuita falta de Silverchair nos primórdios :p Os dois primeiros álbuns são meus favoritos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer indicação de música ou conversar sobre o assunto, ou descobrir mais de quem faz o Yellow? Me encontra aí:

Contato

Se você prefere emails a redes sociais, me manda um “oi” no [email protected] !

Álbum da vez!

O seu som no Yellow

Sobre TAGs

O mundo dos blogs é cheio de tags e é bem legal ser indicado a participar de alguma. Desde já, agradeço a todos vocês! Destaco apenas que só responderei tags aqui caso elas se encaixem aos assuntos do Yellow.
Agradeço pela compreensão!

Gostou do que eu escrevo e tá se perguntando se seu faço isso profissionalmente? Faço SIM! Entra ai no 'DeixaQue Eu Escrevo' para saber mais :)

HEY!